Guarulhos lança protocolo de segurança inédito para o transporte público
Realizada em parceria entre a Prefeitura e Guarupass, iniciativa em Guarulhos é pioneira na região metropolitana de São Paulo
- Data: 29/07/2020 13:07
- Alterado: 29/07/2020 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Guarupass
Crédito:
Em sintonia com o compromisso de prezar pela saúde de toda a população, a Prefeitura de Guarulhos e Guarupass acabam de lançar o protocolo oficial de segurança, higienização e assepsia para o transporte público da cidade. A iniciativa de adotar o sistema, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, é inédita na região metropolitana de São Paulo, reforçando o pioneirismo no combate à pandemia de COVID-19. Ainda no mês de abril, Guarulhos foi o primeiro município do estado a exigir o uso de máscaras de proteção nos ônibus.
Com o intuito de informar sobre os benefícios da ação, a Prefeitura e a Guarupass produziram um vídeo explicativo, de aproximadamente quatro minutos de duração, que compila as 12 diretrizes que compõem o protocolo, como demarcação de assentos, determinações de distanciamento social e a utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi). Já em processo de aplicação, as medidas também estão reunidas em uma cartilha distribuída às empresas concessionárias e trabalhadores do sistema de transporte de Guarulhos.
A estruturação do protocolo faz parte de uma série de ações realizadas durante o período de pandemia, que já contou com o lançamento de um hotsite com informações atualizadas sobre o sistema de transporte na cidade, reformulação do site oficial com lançamento do agendamento online, além da reestruturação da loja física, reaberta em junho. “Continuamos incentivando as orientações da Organização Mundial da Saúde e que todos utilizem, ao máximo, os meios remotos para recargas, contribuindo para o isolamento social. No entanto, nos adequamos e estabelecemos os processos necessários para atender as necessidades da população e garantir a saúde e segurança de todos”, reforça Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.
Confira abaixo os itens do protocolo na íntegra:
-Manutenção constante das janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;
-Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;
-Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;
-Limpeza e higienização dos terminais (2x ao dia);
-Aplicativo de compra de crédito (Guarupag e Cittamobi);
-Aplicativo Cittamobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;
-Máscara obrigatória para o embarque nos ônibus da cidade; adesivos afixados em todos os ônibus;
-Diversas campanhas online de prevenção (sites da Guarupass e Prefeitura);
-Manual online de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento Guarupass e terminais;
-Renovação dos cartões / recadastramento suspensa;
-Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptadas com todos equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores:
-Divisórias em acrílico;
-Entrega de máscaras aos colaboradores;
-Marcação de distanciamento no solo;
-Totem com álcool em gel;
-Obrigatório uso de mascaras para atendimento;
-Demarcação de assentos respeitando o espaçamento social;
-Agendamento de horário para atendimento.
– Horário de atendimento do call center e chat estendidos.
Confira o vídeo explicativo sobre o protocolo no Facebook oficial da Guarupass
Atendimento
Em 1º de junho, a Guarupass retomou o atendimento presencial, com hora marcada, na loja física. Por meio do site da entidade, totalmente reformulado, os usuários do sistema de transporte por ônibus de Guarulhos podem solicitar o agendamento para toda a família de cartões, com exceção do vale-transporte, que conta com canais de atendimento específicos para 1ª via.
A decisão de reabertura da loja e retomada dos atendimentos presenciais se resguarda em um plano criteriosamente desenvolvido com base nas medidas de prevenção e contenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.
Além do formato presencial, a Guarupass também voltou a disponibilizar o atendimento remoto por meio do 0800 e também do chat, que pode ser acessado pelo site da Guarupass. Nesse momento, os horários dos canais foram ampliados para melhor suprir a demanda da população. Confira abaixo:
Chat e telefone (0800 559 499): segunda a sexta, das 8h às 20h
Endereço Loja Guarupass
Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136 – Vila Pedro Moreira | Guarulhos – SP
Horário: segunda a sexta, das 8h às 16h30
Hotsite
Em abril, a Guarupass lançou um hotsite para reunir importantes e atualizadas informações sobre o sistema de transporte em Guarulhos durante a quarentena. Com informações atualizadas periodicamente, o hotsite fornece informações para as dúvidas mais frequentes dos usuários, referentes à circulação de ônibus na cidade – que não será interrompida –, às formas de recarga disponíveis para toda a família de cartões, e orientações acerca dos cuidados a serem tomados ao utilizar o transporte coletivo.
No novo hotsite, a população encontra ainda a lista atualizada de linhas em operação em Guarulhos bem como as linhas específicas que atendem o centro municipal de combate ao coronavírus, no Parque Cecap.