Covid-19 afasta mais de 4 mil profissionais da enfermagem
Penido Burnier doa mais 1,35 mil óculos de proteção aos profissionais da saúde; falta de proteção é um fator importante deste aumento de contaminações
- Data: 21/04/2020 13:04
- Alterado: 21/04/2020 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Penido Burnier
Crédito:Divulgação
O número de profissionais da enfermagem afastados do trabalho no Brasil pelo novo coronavírus aumentou quase 18 vezes entre 5 e 15 de abril. Segundo levantamento do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) saltou de 230 para 4.089 casos suspeitos ou confirmados neste período. O levantamento também aponta 30 mortes na categoria.
Para reduzir esta escalada o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier entregou 1,35 mil óculos de proteção ao presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira e à presidente em exercício do Sinsaúde Campinas, Sofia Rodrigues do Nascimento. Os dois sindicalistas ficaram muito gratos pela doação porque a falta de proteção é um fator importante deste aumento de contaminações. Sofia lembra que são 4.806 denúncias de falta de EPIs. “Por isso, vamos fazer o possível para que chegue aos hospitais o mais rápido possível”, afirma.
A doação aconteceu na última sexta, dia 17 de abril e faz parte da campanha solidariedade criada por Queiroz Neto que é diretor médico da ABIÓPTICA (Associação Brasileira de Indústrias do Setor Óptico). O oftalmologista conta que a iniciativa tem o apoio da instituição. “Fiquei preocupado com o aumento dos casos de covid-19 no setor da saúde evidenciado pelo afastamento de centenas de colaboradores dos três principais hospitais do país. A falta internacional de máscaras e luvas que estão provocando disputas diplomáticas entre países me fez buscar o apoio da presidente da ABIÓPTICA. Isso porque, os olhos podem ser a porta de entrada do coronavírus e o acesso ao EPI ocular que é recomendado pela OMS Organização Mundial da Saúde) deve estar ainda mais difícil.
A campanha vai doar 5 mil óculos de proteção e conta com o aporte da Allprot e da Essilor, líder mundial do setor. Foi incorporada ao programa global Vision for Life da Essilor, através do qual a empresa está desenvolvendo uma ação mundial de doações visando combater o novo coronavírus. Além dos 2,2 mil óculos de proteção doados à campanha do Penido Burnier a Essilor já doou 12 mil EPIs para instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Ceará, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.
As próximas doações do Penido Burnier serão direcionadas à ong, Expedicionários da Saúde, hospital das Clínicas (UNICAMP), hospital universitário de Jundiaí e hospital universitário de Bragança Paulista.