Plano busca 40% de economia de energia elétrica em Diadema
Durante o evento também houve a entrega dos certificados de conclusão do treinamento da Gestão Energética Municipal
- Data: 12/09/2019 09:09
- Alterado: 12/09/2019 09:09
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Durante o evento também houve a entrega dos certificados de conclusão do treinamento da GEM
Crédito:Thiago Benedetti
O prefeito de Diadema, Lauro Michels, recebeu na manhã desta quarta-feira, 11/9, no auditório do Paço Municipal, o Plano de Energia Elétrica de Diadema que apresenta ações para a economia de energia nos prédios públicos da cidade. Esse plano foi elaborado por representantes das secretarias municipais que compõem a Gestão Energética Municipal (GEM), projeto coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Enel.
A fase de capacitação da GEM foi realizada durante 10 meses e teve como objetivo treinar um grupo de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Serviços e Obras, Planejamento e Gestão Pública, Defesa Social, Finanças e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a fim de fazer um diagnóstico do consumo de energia dessas pastas e sugerir ações para a economia. Segundo o plano, a médio e longo prazo a Prefeitura poderá economizar até 40% do consumo de energia, com ações que vão desde adequação de iluminação dos ambientes até a implantação de uso de novas fontes, como captação de energia solar.
Durante o evento também houve a entrega dos certificados de conclusão do treinamento da GEM. “Encerramos hoje a capacitação e damos início a uma nova fase. Vamos estipular um cronograma para colocar essas ações em prática. Cada centavo economizado na conta de energia elétrica é um centavo a mais que poderá ser destinado para outra área, o que é muito importante”, comentou o assistente da Secretaria de Meio Ambiente, José Vieira, coordenador da GEM.
O evento contou com a presença de secretários municipais, representantes da Enel e da Facto Energy, responsável pelo treinamento ministrado aos integrantes da GEM.
“Em breve, será iniciada a substituição de lâmpadas de iluminação pública existentes por LEDs das primeiras 150 ruas da cidade, começando pela avenida Sete de Setembro, por ser simbólica e histórica em Diadema. Um trabalho que vai gerar economia do poder público, além de trazer benefícios para o meio ambiente e para a segurança do município”, ressaltou o prefeito Lauro Michels.