Destaques da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Líderes tropeçam e paulistas brilham
- Data: 03/11/2020 17:11
- Alterado: 03/11/2020 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Marcos de Paula/Allsports
Terminou nesta segunda (02) a 19ª rodada do Brasileirão, e com ela o primeiro turno do campeonato chega ao fim (ainda com partidas atrasadas). Confira os principais destaques da etapa:
O líder internacional foi até a Neo Química Arena enfrentar o Corinthians, que precisava da vitória para se afastar de vez da Zona da Degola. A tarefa não seria fácil, já que o Colorado estava com uma invencibilidade de sete jogos. Na escalação, uma novidade: o jovem Matheus Davó. E foi exatamente dos pés dele que saiu o gol da vitória do Timão, que chega a 24 pontos na tabela. E quando o dia é de azar, acontecem coisas de todo o tipo, o Inter ainda teve o artilheiro Thiago Galhardo expulso aos 55 do segundo tempo.
Com o tropeço do Internacional, o Flamengo precisaria apenas de um empate em casa contra o inconsistente São Paulo para assumir a primeira posição. Mas parece que também não era dia dos rubro-negros, que desperdiçaram duas cobranças de pênalti, defendidas por Volpi, e viram o tricolor golear por 4 a 1 de virada. O jogo começou bem para o time carioca, o artilheiro Pedro marcou logo aos cinco minutos de jogo, mas não demorou muito para Tchê Tchê empatar, e ainda no primeiro tempo, o brilhante Brenner virou o placar a favor dos paulistas. No segundo tempo, Reinaldo marcou de pênalti (convertido!) e Luciano fechou o marcador, com uma bela assistência do grande personagem da tarde: Tiago Volpi. Bela partida do Tricolor do Morumbi, que ocupa a 5ª posição a 5 pontos do líder com três jogos a menos. São 9 pontos ainda em disputa que podem tornar o São Paulo campeão simbólico do primeiro turno.
Com a derrota dos dois times na ponta, abriu-se a oportunidade para o Atlético-MG colar nos rivais. A equipe foi visitar o Palmeiras no Allianz Parque. Sob olhares do novo técnico Abel Ferreira, o Verdão deu show: 3 a 0 com gols marcados por Wesley, Raphael Veiga e Rony. Com o resultado, já são quatro jogos do Galo sem vencer, com dois empates e duas derrotas, o que custou à equipe a liderança. O Atlético, assim como o Palmeiras, tem um jogo a menos, ainda são três pontos em jogo que podem fazer o time se juntar aos líderes.
Outro paulista que se deu bem na rodada foi o Santos. O Peixe enfrentou em casa o Bahia, em jogo que a eficiência falou mais alto. Foram quatro gols no primeiro tempo, sendo três para a equipe paulista. E o placar ficou por isso mesmo, 3 a 1 para os donos da casa, com direito a gol do artilheiro Marinho, que segue na cola de Thiago Galhardo pela artilharia do campeonato. Os outros gols foram marcados por Madson e Jobson para o Peixe, e Daniel pelo Bahia.
Mas todos os times do G-4 perderam na rodada? Não! O Fluminense foi até o Castelão enfrentar o Fortaleza de Rogério Ceni. O jogo foi na maior parte do tempo, fraco, ruim. Mas depois de uma expulsão polêmica de Roger Carvalho, a equipe carioca aproveitou a superioridade de jogadores e conseguiu marcar com Wellington Silva. 1 a 0 para o Flu, que se mantém na 4ª posição da tabela.
Em partida movimentada do início ao fim, o Botafogo enfrentou em casa o Ceará. 15 minutos, pênalti para o Fogão. Convertido por Honda, 1 a 0 no placar. Sem muito tempo para comemorar, o Ceará empata a partida com Cléber aos 22. Mas calma, o Botafogo não ficou parado e re-ampliou o marcador aos 27 com Mateus Babi. Mais um pênalti para o Botafogo! A chance de aumentar o placar foi desperdiçada por Victor Luis, que isolou o chute. E isso foi só o primeiro tempo! A segunda etapa também começou com tudo, Leandro Carvalho colocou a bola nas redes para igualar novamente o marcador aos cinco minutos. O resto do jogo foi mais tranquilo, até que dois jogadores foram expulsos no fim da partida: Luís Otávio pelo Ceará aos 38 minutos, e Iván Angulo pelo Botafogo aos 49. Apita o árbitro, fim de jogo, ufa! Tudo igual no marcador, 2 a 2.
Em partida dos desesperados, o Goiás enfrentou o Vasco. Num jogo que as duas equipes precisavam vencer para melhorar a situação no campeonato, deu ruim para as duas. Empate de 1 a 1 no placar, segue o jejum de vitórias dos dois lados.
Falando em jejum de vitórias, a partida entre Sport e Athletico-PR protagonizou dois times na mesma situação. Mas dessa vez, houve um vencedor. Thiago neves marcou para o Leão e encerrou uma sequência de cinco jogos sem vencer. Já o Furacão está em situação crítica, sem vitórias há dez rodadas.
Por uma chance de escapar do Z-4, o Coritiba enfrentou o Atlético-GO. E Matheus Galdezani marcou para os donos da casa logo no início. Com destaque à atuação de Wilson, que fez grandes defesas, a partida terminou 1 a 0 para o Coxa, mas o resultado não foi suficiente para tirar a equipe da Zona de Rebaixamento.
Último jogo da rodada, entre Grêmio e Bragantino. O Red Bull foi o único paulista que não venceu na etapa. Com dois gols em três minutos, marcados no segundo tempo por David Braz e Orejuela, deram ao Grêmio a vantagem no placar. O Massa Bruta chegou a esboçar reação e diminuir com Hurtado alguns minutos depois, mas o marcador ficou por isso mesmo, 2 a 1 para a equipe gaúcha, Bragantino termina o primeiro turno na Zona de Rebaixamento.
SELEÇÃO DA RODADA
Volpi (SAO – Cara da rodada), Orejuela (GRE), Nino (FLU), Gómez (PAL) e Reinaldo (SAO); Yago Felipe (FLU), Tchê Tchê (SAO), Cazares (COR) e Thiago Neves (SPO); Brenner (SAO) e Marinho (SAN). Téc: Fernando Diniz (SAO).
G-4
- Internacional – 35 pontos
- Flamengo – 35 pontos
- Atlético-MG – 32 pontos
- Fluminense – 32 pontos
Z-4
17. Coritiba – 19 pontos
18. Bragantino – 19 pontos
19. Athletico-PR – 16 pontos
20. Goiás – 12 pontos
ARTILHARIA
Thiago Galhardo (INT) – 15 gols
Marinho (SAN) – 12 gols
Pedro (FLA) – 10 gols
Keno (CAM) – 8 gols