ALSHOP propõe 20 compromissos para a reabertura das lojas
Diante das medidas de distanciamento social e de quarentena que vigoram em diversos estados, tendo em vista a necessária atividade do comércio e respeitando a legislação vigente, a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), propõe um amplo protocolo de saúde para a reabertura. A entidade representa um universo de 105 mil lojas distribuídas em […]
- Data: 15/05/2020 13:05
- Alterado: 15/05/2020 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: ALSHOP
Crédito:Depositphotos
Diante das medidas de distanciamento social e de quarentena que vigoram em diversos estados, tendo em vista a necessária atividade do comércio e respeitando a legislação vigente, a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), propõe um amplo protocolo de saúde para a reabertura. A entidade representa um universo de 105 mil lojas distribuídas em 577 empreendimentos. Atualmente, pouco mais de 80 shoppings estão abertos em 50 municípios que geram cerca de 1,5 milhão de empregos.
“Estamos há quase dois meses sem faturamento e precisamos evitar o colapso da economia. Respeitamos as autoridades de saúde e o trabalho valoroso dos seus profissionais e nos comprometemos com protocolos seguros de saúde adotados em vários países do mundo. Temos responsabilidade pelas vidas e por milhões de pessoas que precisam trabalhar”, alerta Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.
A entidade propõe 20 compromissos para a reabertura das lojas de shopping
1.Abertura de lojas de shopping em horário reduzido de atendimento: das 12h às 20h permitindo que os estabelecimentos funcionem em apenas um turno reduzindo o custo da operação. 65% dos lojistas concordam com esta medida segundo a pesquisa nacional da ALSHOP;
2.Controle de entrada dos clientes nas lojas conforme metragem do estabelecimento;
3.Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial;
4.A limitação da quantidade de clientes será seguida e informada por placas indicativos na entrada das lojas, bem como nas áreas comuns dos centros de compra;
5.Nos restaurantes com salão interno, será adotado maior distanciamento entre as mesas. Nas praças de alimentação, as mesas serão distanciadas ou terão seu uso alternado evitando aglomerações;
6.Em lojas âncora, de maior metragem, controlar o acesso dos clientes com funcionários, a fim de orientá-lo sobre os novos procedimentos;
7.Mapear a distância entre clientes com identificação nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso, como tem sido usado nos supermercados, bancos e casas lotéricas.
8.Usar unifilas ou outro suporte para distanciar os clientes dos atendentes do caixa. Outra solução é instalar placas de acetato nos caixas das lojas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda ou máquinas de cartões devidamente higienizadas. As placas de acetato serão higienizadas, seguindo um protocolo igualmente rígido assim como os pin-pads que será revestidos com papel filme facilitando a higienização a cada operação;
9.Os colaboradores das lojas usarão materiais de proteção individual como máscaras, protetores faciais (face shields), álcool gel, luvas, para os que lidam com papel moeda;
10.Os colaboradores terão limite de espaço nos locais comuns específicos e na mesa de almoço, em refeitórios não poderão ficar frente a frente com outros funcionários, e itens como talheres não serão compartilhados;
11.O bebedouros só poderão ser utilizados com copos, para evitar contaminação por saliva;
12.Não serão recomendadas as provas de peças em provadores, mas caso haja necessidade e as cabines estão sendo higienizadas. A devolução de peças após a prova deverá ser feita em um roller ou em um balcão de apoio;
13.A fila de provadores deverá ter marcações no chão, respeitando o distanciamento entre os clientes;
14.Nas lojas está sendo reforçada a higienização total de provadores (porta, mecanismo de abertura e travamento e espelho);
15.Em lojas de sapatos serão fornecidas meias descartáveis para prova de calçados e marcadores de piso para manutenção do distanciamento social. Bancos comuns nestes estabelecimentos já estão sendo higienizados com frequência;
16.Se houver bancos no interior da loja, alguns assentos deverão permanecer bloqueados para que nenhum cliente sente ao lado do outro. Será necessário disponibilizar um e bloquear o outro;
17.Rádios comunicadores (HT’s), microfones de alto-falantes do sistema de som e mesa interna serão higienizados a cada troca de equipe; o sistema interno das lojas irá reforçar as orientações aos clientes durante todo o tempo em que a loja estiver aberta;
18.A loja fará limpeza e higienização constante das áreas comuns como piso, espelhos entre outros equipamentos;
19.Na área destinada aos funcionários, itens como geladeira e microondas serão higienizados com maior frequência e o intervalo de café e almoço ou jantar serão espaçados para evitar aglomerações;
20.Itens metálicos como abertura de cofre, caixa de troco e chaves serão de acesso mais restrito. Chaves para abertura e fechamento ficarão em área segura e higienizados antes e após o uso;
A ALSHOP lembra que há cerca de 60 segmentos de atividade dentro de um empreendimento incluindo serviços essenciais como supermercados, farmácias, clínicas rápidas e pet centers considerados serviços essenciais.
Em um shopping, só a área de serviços representa 30% do total de lojas que oferecem serviços como assistência técnica, clínica veterinária, serviços gráficos, lotéricas, casas de câmbio, caixas eletrônicos, conserto e ajuste de roupas, sapatarias entre outros.