Diadema vai abrir mais 20 leitos de UTI no Hospital Municipal
Diadema registra 16.665 casos confirmados de covid-19, sendo 677 óbitos e 15.324 pessoas recuperadas
- Data: 05/03/2021 13:03
- Alterado: 05/03/2021 13:03
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, anunciou a abertura de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no 7º andar do Hospital Municipal (HM) para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19, após habilitação pelo governo do Estado de São Paulo. O pedido para habilitação dos leitos em Diadema foi realizado, via Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, informando que a região apresenta capacidade física para abertura imediata de 110 leitos. A previsão é que os novos leitos estejam funcionando a partir de 22 de março.
A implantação utilizará recurso do Estado para custeio e complementação pelo Tesouro Municipal, que será utilizado para aquisição de equipamentos e mobiliários como camas de UTI, respiradores, monitores multiparamétricos, mesas auxiliares e outros; material médico hospitalar e medicamentos, além de contratação de novos profissionais para atuarem no setor. O 7º andar do HM passou por reforma no ano passado e terá dois Postos de Enfermagem, um para cada 10 leitos.
A medida visa estruturar a saúde e evitar um colapso na área devido ao agravamento da pandemia. A partir de sábado (06/03), o todo o estado passou para a fase vermelha do Plano São Paulo. “Nós estamos fazendo nossa parte e ampliando o número de leitos. Mas de nada vai adiantar se a população não fizer a sua parte. É como vi em uma mensagem que recebi outro dia: na festa sempre cabe mais um, na UTI não. A situação é muito grave e todos nós temos que nos conscientizar disso”, afirma Filippi.
Atualmente, Diadema registra 16.665 casos confirmados de covid-19, sendo 677 óbitos e 15.324 pessoas recuperadas, de acordo com o Boletim Epidemiológico COVID-19 desta quinta-feira (04/03). Também foram vacinadas 14.652 pessoas com a 1ª dose e 4.182 já haviam tomado a 2ª dose.
Hospital Municipal
O HM de Diadema conta com mais de 160 leitos distribuídos em clínica geral, pediatria, psiquiatria, traumatologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, UTI, isolamento, entre outros, além do Pronto Socorro. O equipamento é considerado “porta aberta”, ou seja, o atendimento é feito a qualquer pessoa que chega ao serviço. Além dos moradores da cidade, o hospital é referência para atendimento de covid-19, vítimas de acidentes de trânsito dos sistemas Anchieta Imigrantes e Rodoanel.
Sua Vida Importa Mim
Desde o início da gestão, em janeiro deste ano, foi implantada a Campanha Sua Vida Importa Mim para sensibilizar a população para o uso de máscara e adoção de hábitos que possam prevenir e diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus. Entre as ações estão comunicação mais próxima da população, distribuição de máscaras, divulgação das medidas adotadas pela Prefeitura, entre outros. Também foi criado o Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus, com especialistas de diversas áreas para orientarem a tomada de decisão no enfrentamento da pandemia.
Serviço:
Hospital Municipal de Diadema
Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha