Portugal flexibiliza ainda mais as políticas contra o coronavírus
Atualmente cerca de 85% da população de Portugal está vacinada e com os números otimistas, o governo também decidiu avançar ainda mais na abertura de estabelecimentos
- Data: 07/10/2021 10:10
- Alterado: 07/10/2021 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Cristina Maya
Crédito:iStock
Desde o mês de setembro, Portugal vem flexibilizando as medidas tomadas durante 2020 devido a Covid-19, uma vez que com a vacinação a população está mais segura. No último mês, o governo anunciou que as portas do país voltariam a abrir para os brasileiros, mas também há boas notícias para outubro.
Atualmente cerca de 85% da população de Portugal está vacinada e com os números otimistas, o governo também decidiu avançar ainda mais na abertura de estabelecimentos. Entre os locais que poderão voltar a funcionar normalmente estão as discotecas.
No entanto, outra boa notícia é que muitos locais não terão obrigatoriedade da apresentação de certificados digitais, documento que comprova a vacinação, como os restaurantes, bingos, cassinos, ginásios, spas e termas, alojamentos e estabelecimentos turísticos. A partir do início de outubro, diversos setores poderão voltar a atuar.
Vale lembrar que alguns ambientes ainda necessitam da apresentação de certificados, como para viagens via aérea ou marítima, visitas a hospitais e laboratórios, lares de idosos, bares, discotecas e grandes eventos. Nesses casos, o documento pode ser apresentado em via impressa ou pelo celular.
A lotação dos locais também passa a deixar de ser fiscalizada, sendo que não há mais limite para grupos de pessoas em restaurantes, casamentos, batizados, comércios, espetáculos, entre outros.
O uso de máscara continua obrigatório em transportes públicos, lares de idosos, hospitais, salas de espetáculos, eventos e em grandes superfícies.