Acompanhe em tempo real o voo que chega a SP com 1 milhão de doses da vacina do Butantan
Portal do Governo do Estado oferece informações sobre rota da aeronave que decolou da China nesta segunda (28) e vai desembarcar em Guarulhos nesta terça (29)
- Data: 28/06/2021 18:06
- Alterado: 28/06/2021 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Hélia Scheppa / SEI
O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan recebem, na noite desta terça-feira (29), o voo que traz uma remessa de 1 milhão de doses prontas de vacinas contra a COVID-19, que serão disponibilizadas de forma imediata ao Brasil.
No portal do Governo de São Paulo, é possível acompanhar em tempo real a rota da aeronave pelo link https://www.vacinaja.sp.gov.br/insumos/mapa. Ela partiu de Pequim (China) nesta segunda (28) e faz escala em Amsterdã (Holanda) antes de pousar no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 19h25 de terça.
A chegada das vacinas prontas é resultado de um encontro entre representantes do Governo de São Paulo, Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac. No último dia 22, o Governador João Doria se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Diretor do Butantan, Dimas Covas, e o Vice-Presidente Mundial da Sinovac, Weining Meng.
Durante a reunião, Doria solicitou à Sinovac o envio de vacinas contra a COVID-19 prontas para uso, ao mesmo tempo em que faz as remessas do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de doses na fábrica do Butantan. O pedido foi prontamente atendido.
Com as doses prontas, o calendário de vacinação ganha em agilidade, já que a produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. O prazo entre a chegada de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e a entrega das vacinas produzidas no Butantan gira em torno de 15 a 20 dias.
O Governo de São Paulo e o Butantan dão sequência às tratativas com a Sinovac para que mais doses prontas para aplicação cheguem ao país nas próximas semanas. A meta estadual é que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja vacinada com ao menos uma dose de imunizantes contra o coronavírus até o dia 15 de setembro.
Até o momento, o Butantan já assegurou 52,21 milhões de vacinas contra a COVID-19 entregues ao PNI (Plano Nacional de Imunizações). Os dois acordos firmados com o Ministério da Saúde totalizam 100 milhões de doses, com previsão de conclusão para o dia 30 de setembro.
A partir de dezembro, o Butantan deverá passar a produzir a matéria-prima da vacina contra a COVID-19 em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses do imunizante por ano.