Transcatarina 2020: médias de velocidade alta e justas ditaram a terceira etapa do evento

A cidade de Caçador foi o destino do terceiro dia do Transcatarina, que termina neste sábado, 31, em Fraiburgo

  • Data: 31/10/2020 18:10
  • Alterado: 31/10/2020 18:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Transcatarina
Transcatarina 2020: médias de velocidade alta e justas ditaram a terceira etapa do evento

Crédito:Alberto Barbosa/DFOTOS

Você está em:

Nesta sexta-feira, 30, a cidade de Treze Tílias (SC) amanheceu nublada, com temperatura de 15 graus e chuva fraca. Os participantes da 12ª edição do Transcatarina começaram a largar às 7h30, para o terceiro dia de evento, com destino ao município de Caçador (SC) que recebeu a caravana do Transcatarina pela terceira vez. A categoria Passeio Radical 1 abriu os trabalhos, seguidos pelas categorias Passeio Radical 2, Adventure 3 e 2, e por fim, as categorias de competição (o percurso da Adventure 1 terminou na cidade de Lages). 

O Transcatarina teve início na terça-feira, 27, no município de Fraiburgo, para onde retornará no sábado, 31, com a grande final. Ao todo, 195 carros, representando 116 municípios brasileiros terão percorridos, aproximadamente, 800 quilômetros pelo centro oeste catarinense. 

A terceira etapa 

Choveu… Mas não foi o bastante para deixar o terreno escorregadio e com barro, mas serviu para baixar a poeira, deixar alguns pontos com piso liso e trazer aquela pitada de adrenalina a mais. A terceira etapa do Transcatarina – entre Treze Tílias e Caçador – teve 157 quilômetros, com 100 quilômetros de trecho navegado –, que passou pela região de Taquara Verde. 

As médias de velocidade estabelecidas pela organização estavam mais altas, para a alegria dos pilotos, que pisaram com vontade no acelerador e aplicaram, por diversas vezes, as técnicas de pilotagem para manter a regularidade na prova. 

O certame manteve as características das etapas anteriores, adentrado propriedades particulares e passando por áreas de reflorestamento de pinus e eucaliptos, com piso cascalhado. “Hoje, pilotos e navegadores se divertiram mais. A competição foi bem técnica, alternando por entre ruas estreitas e mais largas, com diversas curvas e mudanças de direção. Tivemos nossos tradicionais balaios, repletos de pegadinhas; foi a combinação perfeita entre pilotagem e navegação”, contou o diretor de prova, Vander Hirt. 

Em busca dos campeões 

A quarta e última etapa promete ser a melhor de todas desta 12ª edição. Com 144 quilômetros – sendo 100 quilômetros de navegação – e 340 PCs (posto de controle), ela passará pelas trilhas de fazendas de reflorestamento de pinus e eucaliptos, pelas regiões de Caçador e Rio das Antas, até alcançar Fraiburgo, ponto final desta aventura de 2020. A pista do prólogo, que deu início ao rali será a mesma da final. 

“O último dia tem sempre que ser o mais caprichado, afinal, é aquela etapa que definirá os campeões do Transcatarina, sobretudo, será um dia marcante para as categorias que estão com a classificação indefinida. Logo, o ‘pega’ será bonito, pois, não podemos apontar um possível campeão, exceto a Graduados,”, encerrou Hirt. 

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados