73% dos brasileiros com smartphone já fizeram um Pix
Modalidade já supera pagamento por aproximação e por QR code, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil
- Data: 05/05/2021 15:05
- Alterado: 05/05/2021 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box
Crédito:Reprodução
Na primeira vez que a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil buscou descobrir como os internautas brasileiros com smartphone estão usando o Pix em suas transações entre contas, os resultados apontam que 73% dos pesquisados já utilizam este tipo de serviço.
Desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, até março, mês em que foi realizada a pesquisa, o Pix já acumula mais de 1 bilhão de transações e uma movimentação de quase R$ 800 bilhões, de acordo com dados do Banco Central. O sucesso pode ser explicado pelo fato do Pix permitir uma transação instantânea, a sua interoperabilidade e a gratuidade para pessoas físicas. “Não à toa, o Pix tem um alto índice de aprovação: 95% das pessoas que já fizeram um pagamento instantâneo pelo Pix se consideram satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço – deram notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 para medir sua satisfação”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa.
Esta edição da pesquisa, um oferecimento da Dynatrace, também apurou que a popularidade do Pix é maior entre os jovens de 16 a 29 anos (78% deles já enviaram um Pix) do que entre as pessoas com 50 anos ou mais (55% deste público já mandou um Pix). A proporção que já experimentou a novidade é maior também entre pessoas das classes A e B (81%) do que entre aquelas das classes C, D e E (71%). A diferença por renda mensal se expressa ainda mais claramente quando segmentado pelo sistema operacional do smartphone: 89% dos usuários de iOS já enviaram um Pix, contra 72% daqueles com Android. Não há diferenças expressivas no uso do Pix por região do País, segundo esta pesquisa. Por sua vez, os pagamentos com QR code já foram experimentados por 53% dos internautas com smartphone.