GGI-M de Diadema reúne Prefeitura, Câmara, polícias e sociedade em prol da segurança

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, fez questão de destacar a importância do GGI-M como instrumento inteligente de integração e eficiência das ações de segurança no município

  • Data: 02/07/2021 13:07
  • Alterado: 02/07/2021 13:07
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD
GGI-M de Diadema reúne Prefeitura, Câmara, polícias e sociedade em prol da segurança

GGI-M de Diadema reúne Prefeitura

Crédito:Divulgação/PMD

Você está em:

Indiscutível que a maior prioridade da Prefeitura de Diadema, no primeiro semestre, foi o combate à pandemia. Mas houve avanços no campo da segurança pública. O balanço positivo dos seis meses e as próximas ações na prevenção e enfrentamento da violência e da criminalidade foram destaques na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que ocorreu na quarta-feira, 30/6, pela internet.

Liderado e presidido pelo prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, o seleto grupo conta com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores e Sociedade Civil. As tarefas da Secretaria Executiva do novo GGI-M ficam sob a responsabilidade do secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Domingos Mariano.

A criação do GGI-M, oficializada pelo Decreto Municipal nº 7.888/2021, foi mais uma etapa de implantação da política municipal de prevenção à violência e ao crime que visa ser integrada, intersecretarial, territorial, transversal e, de modo especial, com a participação da sociedade civil. Esse conjunto todo está em consonância com a Lei Federal nº 11.530/2007 que instituiu o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o PRONASCI.

Na abertura, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, fez questão de destacar a importância do GGI-M como instrumento inteligente de integração e eficiência das ações de segurança pública do município. “Estamos retomando essa iniciativa que já contribuiu nas minhas gestões anteriores para deixar a cidade mais segura. Quero também reafirmar o nosso compromisso de investir em inteligência e ações preventivas contra a violência e criminalidade”, disse o prefeito.

Outra medida da Prefeitura anunciada no GGI-M está na renovação do convênio com o INFOCRIM – Sistema de Informação Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que havia sido encerrado pela gestão passada. Atualmente, o município não tem acesso aos índices de criminalidade. Em breve, essa questão estará resolvida e a cidade vai poder planejar melhor as ações da GCM, entre outras.

O Prefeito Filippi disse esperar que o GGI-M contribua para corrigir e definir melhores rumos para a Prefeitura, no campo da segurança urbana. “Para nossa gestão, é muito importante ouvir todos os segmentos, especialmente, a PM e a Polícia Civil, visando reparar possíveis deficiências da Municipalidade“, afirmou.

Videomonitoramento

O representante da Polícia Civil no GGI-M, o delegado Guerdson Ferreira, titular da Delegacia Seccional de Diadema, reafirmou sua disposição para continuar atuando em parceria com a Prefeitura, como nas rondas integradas com a GCM, a Patrulha Maria da Penha entre outros. “Gostaria de aproveitar a oportunidade para reivindicar a volta do sistema de videomonitoramento da cidade. Entendemos isso como uma medida imprescindível para melhorar a segurança”, disse o Seccional.

Na mesma linha de raciocínio, o comando do 24º Batalhão da PM de Diadema aprovou a retomada do GGI-M, se dispôs a continuar atuando conjuntamente e também destacou que o monitoramento inteligente é “importantíssimo” e deve ser priorizado.

Desde a posse em janeiro, o governo do Prefeito Filippi está empenhado na retomada e modernização da rede de vigilância eletrônica da cidade, devidamente integrada às demais forças policiais. “Nossa pasta, juntamente com o ‘TI’ da Prefeitura, está finalizando o levantamento e diagnóstico da antiga rede de 64 câmeras de monitoramento. Além disso, já estamos elaborando um novo projeto mais amplo e moderno”,  explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Domingos Mariano.

O ousado plano da Prefeitura de Diadema é implementar, ao longo do próximo ano, a nova Central de Videomonitoramento com capacidade triplicada.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, ao todo o projeto engloba mais de 180 câmeras de vigilância que, além do monitoramento remoto das vias públicas, também vão auxiliar no policiamento das escolas municipais, UBSs, espaços culturais e esportivos.

O presidente de Câmara Municipal, vereador Josemundo Queiróz, também anunciou medidas de apoio do Poder Legislativo no campo da segurança pública. Segundo ele, nos próximos meses, serão aprovadas leis mais severas contra os pancadões e aqueles estabelecimentos que perturbam o silêncio e o sossego público.

Outro segmento na mira da Poder Legislativo é o comércio clandestino de sucatas e ferros velhos. Criminosamente, esses receptores estimulam os furtos de fiação elétrica e outros metais por todo o município. Segundo o vereador, uma nova lei municipal, mais rígida para coibir essa prática criminosa, está em vias de aprovação.

Ao apresentar o balanço semestral da GCM, o Comandante Fonseca, destacou positivamente a integração da corporação com a PM e a Polícia Civil. Também ressaltou a criação da Patrulha Maria da Penha que faz o acompanhamento de 80 vítimas e já realizou seis flagrantes de violência contra a mulher. “Este ano, a Guarda fez mais de 70 mil rondas e 50 operações contra os pancadões, além de intensificar a fiscalização de bares”, anunciou.

O plano da Prefeitura é melhorar os investimentos na GCM. Entre outras medidas, consta a realização de concurso interno para valorização da carreira dos guardas municipais.

Os demais secretários municipais que compõem o GGI-M são das pastas de Assistência Social e Cidadania, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Governo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Saúde e de Mobilidade e Transportes.

As discussões do novo coletivo de segurança também contarão com membros da Sociedade Civil. Conforme disposto no decreto de criação, a população será representada por dois conselheiros do Conselho Popular de Saúde, dois do Conselho de Educação e um de cada Conselho vinculado às secretarias municipais envolvidas.

Os próximos encontros deverão ser a cada dois meses.

Compartilhar:

  • Data: 02/07/2021 01:07
  • Alterado:02/07/2021 13:07
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados