Como aproveitar as férias e se preparar para o vestibular ao mesmo tempo?
Diretora de educação explica como os alunos devem encarar o período na véspera das provas mais importantes do país
- Data: 07/01/2021 14:01
- Alterado: 07/01/2021 14:01
- Autor: Redação
- Fonte: Adventista
Crédito:Depositphotos
As férias terminam no fim do mês e muitos estudantes encaram o dilema do “posso curtir o tempo que me resta” ou “devo me afogar nos livros”. Após o ano conturbado na área da educação, os alunos sentem o peso da responsabilidade com a chegada da temporada de vestibulares em uma época diferente, e um futuro quase desconhecido do ensino provocado pela pandemia do novo coronavírus.
“Se o educando usou as férias para estudar, é importante deixar alguns dias para descansar e se divertir, sem encostar nos livros”, explica Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista. “Mas se usou cem por cento do tempo de recesso para a diversão, é interessante usar pelo menos as duas últimas semanas de férias para retomar o ritmo dos estudos e aquecer os motores para começar mais um ano escolar”, afirma.
O calendário dos grandes vestibulares como ENEM, Fuvest, Unesp e Unicamp, sofreu alterações e este ano serão realizados entre o final de janeiro e começo de fevereiro. Com a mudança, o estudante deve fazer o tempo render e aproveitar para rever as matérias que têm alguma dúvida ou que estão atrasadas. É um ótimo momento para refazer provas de vestibulares anteriores e realizar simulados para entrar no ritmo das provas.
Com o ensino a distância, as escolas precisaram encontrar novas formas de auxiliar os alunos com os estudos para o vestibular. A rede Adventista, por exemplo, criou o Aulão do Ensino Médio, transmitido semanalmente desde junho pelo canal do Youtube do colégio, a fim de auxiliar os estudantes com as disciplinas que mais caem nas provas. Agora na reta final e com o ENEM batendo na porta, os vestibulandos possuem a ferramenta com conteúdos completos para revisar durante as férias.
“No começo do ano e bem no meio do verão, a tendência é sair e viajar, mas com a pandemia e a proximidade dos vestibulares, o ideal é colocar os estudos como prioridade”, reforça Marizane. “Entretanto, mesmo diante de tantas obrigações, o estudante não deve se esquecer das horas de descanso. Assistir filmes que abordam temas de vestibular é uma forma de tornar essas férias atípicas mais produtivas”, conclui.