Zé Manoel abre a quinta temporada do podcast Toca Brasil no site do Itaú Cultural
Em bate-papo com o gerente do Núcleo de Música da instituição, Edson Natale, o cantor, compositor e pianista pernambucano fala sobre o seu início de carreira, influências musicais
- Data: 31/05/2021 13:05
- Alterado: 31/05/2021 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Zé Manoel
Crédito:Divulgação
Abrindo a quinta temporada do podcast Toca Brasil, série que traz à tona a riqueza da música brasileira em bate-papos com personalidades de destaque neste universo, no dia 1º de junho (terça-feira), o Itaú Cultural apresenta em seu site www.itaucultural.org.br entrevista com o compositor, pianista e cantor pernambucano Zé Manoel. Desde sua estreia, em novembro de 2019 com a cantora Juçara Marçal, o podcast soma 42 programas gravados. Por lá já passaram Zeca Baleiro, Leandro Lehart, Xênia França, Nailor Proveta, Arismar do Espírito Santo, só para citar alguns deles. Todas as entrevistas podem ser ouvidas no site da instituição, pelo computador, pelo celular e no aplicativo Spotify.
Na entrevista concedida a Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, Zé Manoel, considerado um dos grandes músicos nordestinos de sua geração, fala sobre sua infância em Petrolina, no interior de Pernambuco, e como se interessou pelo piano. “Eu assistia às aulas de violão que minha irmã fazia e tentava aprender algo. Mas, no dia que um amigo me mostrou um pequeno teclado, acabei virando a casaca e me interessei mais pelas teclas do que pelas cordas”, conta ele. “Depois disso, aos nove anos, comecei a fazer aulas de piano com a professora Lucia Costa, que acabou sendo a responsável por influenciar nos meus gostos musicais”, complementa.
Após adquirir experiência como instrumentista e se sentir preparado para gravar o primeiro disco autoral, em 2009, ele lembra, com muito bom humor, que as pessoas só acreditaram que se tornou compositor após o jornalista José Teles, do Jornal do Commercio, fazer uma grande matéria sobre seu trabalho.
“Eu já tinha dado alguns discos para professores e algumas pessoas próximas, mas ninguém deu muita bola. Depois que saiu a matéria do Teles, essas mesmas pessoas me falavam que não sabiam que eu era compositor e que estavam doidas para ouvir meu disco”, conta ele. “Eu, ironicamente, afirmei que já tinha dado o disco para eles, mas, acabei dando outro”, finaliza.
Durante o bate-papo, Zé Manoel relembra, ainda, quando tocou sanfona no Grupo Matingueiros, a graduação em música pela Universidade Federal de Pernambuco e sua carreira como pianista, compositor e cantor. A entrevista completa fica disponível no site do Itaú Cultural em https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts/toca-brasil/.
A série
Os podcasts Toca Brasil seguem com novos programas, às terças-feiras, marcados pela diversidade de convidados e segmentos artísticos representados. O próximo entrevistado, no dia 8, é Arthur de Faria, pianista, compositor, produtor musical, arranjador e jornalista brasileiro. Na semana seguinte, o bate-papo é com o cantor e compositor baiano, Lazzo Matumbi. Depois, é a vez da primeira guitarrista mulher do Brasill, Lucinha Turnbull. Para encerrar o mês, no dia 29, a jornalista e musicóloga, Maria Luiza Kfouri, é quem estrela o podcast.
Os episódios das quatro temporadas da série estão disponíveis no site do Itaú Cultural e na plataforma Spotify. Para acompanhar, clique nos links abaixo ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador.
SERVIÇO:
Podcast Toca Brasil com Zé Manoel
Entrevistador: Edson Natale
A partir de 1º de junho
No site www.itaucultural.org.br
No Spotfy https://open.spotify.com/user/itaucultural
Episódios da primeira, segunda, terceira e quarta temporadas no ar:
https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts/toca-brasil