F1: Após susto, Hamilton crava Pole com recorde
Max Verstappen supera Bottas e larga em segundo
- Data: 26/09/2020 15:09
- Alterado: 26/09/2020 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd
No papel, não há muita novidade em relação à Pole Position do GP de Sochi (Rússia): Lewis Hamilton (Mercedes) mais uma vez larga na primeira posição, com direito a recorde da pista com tempo de 1min31s304. Mas o resultado não reflete completamente o que foi o treino de classificação da Fórmula 1 deste sábado (26).
No Q2, um susto: próximo ao fim, Sebastian Vettel (Ferrari) teve uma batida forte e causou bandeira vermelha no treino, e Hamilton ainda não havia registrado tempo. A complicação gerou um problema para o inglês, que teve que trocar os pneus médios para macios, para poder garantir a passagem pro Q3 no pouco tempo restante, o que atrapalhou a estratégia de largar com pneus médios, igual aos seus adversários na segunda e terceira posições.
Fazendo companhia ao britânico na primeira fila, uma surpresa: Max Verstappen (RBR) fez o segundo melhor tempo, superando Vatteri Bottas (Mercedes) que larga apenas na terceira colocação, com tempo de mais de meio segundo atrás da Pole de Hamilton.
Há grandes expectativas para a largada da corrida, dado o desenho da pista de Sochi, junto às estratégias de pneus dos três primeiros colocados, os primeiros metros serão cruciais para a competição. Se Hamilton vencer, fará história, igualando o recorde de Schumacher de 91 vitórias.
Seguindo o grid de largada, acompanhando Bottas na segunda fila, Sérgio Perez (Racing Point) registrou o quarto melhor tempo em um Q3 extremamente equilibrado. Ricciardo (Renault) e Sainz (Mclaren) largam na terceira fila com quinto e sexto tempos, respectivamente. Ocon (Renault) larga em sétimo, Norris (Mclaren) em oitavo, Gasly (AlphaTauri) em nono e Albon (RBR) na décima colocação. Pouco mais de meio segundo separa o terceiro e o décimo tempo.
A decepção do dia ficou novamente com a Ferrari. Vettel, com o acidente no Q2 largará apenas na 15ª colocação (isso se não tiver que trocar peças no carro que podem gerar punição no grid de largada). O monegasco Charles Leclerc quase conseguiu a classificação para o Q3, largando na 11ª posição.
A corrida começa as 8:10, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Globo.
Veja o grid de largada completo do GP de Sochi:
- Hamilton (Mercedes)
- Verstappen (RBR)
- Bottas (Mercedes)
- Perez (Racing Point)
- Ricciardo (Renault)
- Sainz (Mclaren)
- Ocon (Renault)
- Norris (Mclaren)
- Gasly (AlphaTauri)
- Albon (RBR)
- Leclerc (Ferrari)
- Kvyat (AlphaTauri)
- Stroll (Racing Point)
- Russell (Williams)
- Vettel (Ferrari)
- Grosjean (Haas)
- Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Magnussen (Haas)
- Latifi (Williams)
- Raikkonen (Alfa Romeo)