Consórcio participa de seminário sobre práticas sustentáveis
Terceira edição do evento teve como foco experiências colocadas em prática para melhoria da qualidade do ar
- Data: 12/09/2019 09:09
- Alterado: 12/09/2019 09:09
- Autor: Rodolfo Albiero
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Da esquerda para a direita: químico da Cetesb
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quarta-feira (11/9), de seminário sobre práticas sustentáveis no Polo Petroquímico de Capuava, realizado na unidade da Braskem, em Santo André. O evento, coordenado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), contou com a colaboração de empresas e órgãos públicos.
A terceira edição do seminário teve como foco experiências colocadas em prática para melhoria da qualidade do ar. A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do Cofip ABC, Luís Pazin. Em seguida, a programação trouxe palestras de representantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Durante o evento, o Cofip ABC apresentou o levantamento mais recente sobre indicadores de desempenho em meio ambiente do Polo Petroquímico, com números relativos a 2018.
Entre os palestrantes, a Abiquim foi representada por Andrea Carla Barreto Cunha, diretora de Assuntos Técnicos; Paula Tanaka, assessora de Economia e Estatística; e Carlos Barbeiro, assessor técnico da instituição. O químico João Carlos Mucciacito, da Cetesb, falou sobre poluição ambiental na região do ABC.
A programação também incluiu exemplos de aplicações práticas para melhorias e controles de conformidade de emissões atmosféricas realizadas por empresas que atuam no Polo Petroquímico.
Representaram o Consórcio ABC o secretário-executivo, Edgard Brandão, o diretor Administrativo e Financeiro, Miguel Heredia, e a coordenadora de Programas e Projetos Lívia Rosseto.
“Por meio do compartilhamento de experiências podemos estimular melhores práticas na melhoria da qualidade do ar. O seminário apresentou exemplos concretos que tiveram êxito e podem ser aplicadas em outras empresas e também em órgãos públicos”, afirmou Brandão.