Braskem retoma operações no Polo Petroquímico do ABC após período de Manutenção Planejada

Companhia e parceiros investiram mais de R$ 830 milhões em cerca de 40 projetos de modernização, melhorias e manutenção do complexo

  • Data: 14/05/2021 13:05
  • Alterado: 14/05/2021 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem
Braskem retoma operações no Polo Petroquímico do ABC após período de Manutenção Planejada

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Braskem inicia neste fim de semana a retomada das suas operações no Polo Petroquímico do Grande ABC (SP) após período de Manutenção Planejada (MP) das unidades de Químicos e Polietilenos (Q3 CK, Q3 IN e PE7). A expectativa da companhia é de que suas operações estejam normalizadas até o fim do mês. Ao todo, a companhia e parceiros investiram mais de R$ 830 milhões em cerca de 40 projetos de modernização, melhorias e manutenção do complexo, que têm como foco a segurança, o meio ambiente, o aumento da confiabilidade da operação e a otimização energética.

Elencado como prioridade entre os macro-objetivos para o desenvolvimento sustentável da companhia, o procedimento é regulado pelo setor industrial e ocorre obrigatoriamente em períodos determinados para atender a legislação brasileira NR13, além de servir para a implementação de melhorias que mantêm a fábrica operando com qualidade e segurança.

“O trabalho todo nessa manutenção planejada tem em vista manter a Braskem como uma referência quando se fala de condições de trabalho, de processos industriais e de segurança”, afirma Luís Pazin, diretor industrial da unidade de Químicos da Braskem no Sudeste. “Queremos garantir um ambiente adequado a todos que trabalham internamente e à comunidade no entorno do Polo Petroquímico, que sempre foi uma preocupação da nossa companhia, colaborando também com o desenvolvimento local. A intervenção que fizemos garante que os equipamentos não tenham falhas enquanto estiverem em operação, aumentando a confiabilidade até a próxima manutenção planejada”.

A principal iniciativa foi a modernização do sistema elétrico que atende à central petroquímica Q 3 CK. A mudança estrutural teve por objetivo a troca de turbinas à base de vapor por motores elétricos de alto rendimento, suportados por uma nova unidade de cogeração de energia alimentada por gás residual do processo de produção petroquímica, permitindo um processo produtivo energeticamente mais eficiente, com redução no consumo de energia estimada ao equivalente gasto por uma cidade com 1 milhão de habitantes.

Com a cogeração combinada de energia elétrica e gás, haverá não apenas menor consumo de energia como também menor emissão de gases de efeito estufa. “A estimativa é uma redução de 11,4% no consumo de água e de 6,3% nas emissões de CO2 na unidade, o que reforça nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa carbono neutro até 2050”, explica Alberto Amano, responsável por projetos da regional São Paulo.

Outro ponto de destaque da nova unidade de cogeração é que ela garantirá a estabilidade do fornecimento de energia. Isso significa que a necessidade de uso do flare vai diminuir.

A Braskem acompanha com atenção o cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus, priorizando a saúde e a segurança dos integrantes e das comunidades, assim como a continuidade da produção, visto que opera em uma indústria de atividade essencial, inclusive, para a produção de insumos e itens utilizados no enfrentamento da Covid-19. A empresa definiu um plano robusto para a realização das atividades do dia a dia, contemplando os mais restritivos protocolos e sempre adotando como mínimo aceitável as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo, em alguns casos, ainda mais rigorosa, visando a proteção da saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Cuidados com as comunidades onde está inserida

A Braskem trabalha incessantemente para que os processos da Manutenção Planejada tenham o mínimo de impacto possível na rotina dos moradores que vivem nas proximidades do Polo Petroquímico. Apesar disso, é possível que nos últimos dias da MP seja perceptível o acionamento do flare, mecanismo seguro para a queima de gases que é utilizado por indústrias químicas, petroquímicas e refinarias. Cabe ressaltar que o procedimento é inteiramente controlado e não oferece riscos à população.

Comprometida em manter um diálogo aberto com a comunidade, a Braskem mantém um canal para esclarecer possíveis dúvidas, transmitir informações ou contatar a companhia em casos de emergência. Disponível 24 horas, todos os dias da semana, o telefone é 0800 77 00 108. Além disso, no website https://www.braskem.com.br/manutençaoplanejada é possível conferir todas as informações sobre a Manutenção Planejada 2021.

Compartilhar:

  • Data: 14/05/2021 01:05
  • Alterado:14/05/2021 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados