Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Programa da Prefeitura de São Paulo que reconhece boas práticas de inclusão adotadas por organizações do município; candidaturas devem ser enviadas até 16 de julho

  • Data: 07/07/2021 18:07
  • Alterado: 07/07/2021 18:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo de São Paulo
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), chega à 4ª edição em 2021. Com inscrições abertas até o dia 16 de julho, o programa reconhece iniciativas de inclusão no ambiente do trabalho e na sociedade implementadas por organizações públicas, privadas e do terceiro setor estabelecidas na cidade de São Paulo. Acesse aqui o regulamento e formulário de inscrição.

O Selo é um reconhecimento para essas iniciativas e tem validade de um ano. A novidade da edição 2021 é a inclusão da categoria “Povos Indígenas”. Foi mantida a pontuação extra para medidas adotadas para mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19. A 3ª edição do programa registrou um recorde com 201 iniciativas inscritas, das quais 147 foram reconhecidas, sendo 65 empresas, 77 entidades do terceiro setor, 3 órgãos públicos e 2 grupos de organização.

Claudia Carletto, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, destaca a importância de atribuir pontuação extra às iniciativas relacionadas à covid-19. “Diante da gravidade da situação, foi importante reconhecer o papel das organizações no combate aos efeitos da pandemia, ao mesmo tempo que o programa cumpre com a sua proposta de incentivá-las a desenvolver ações de inclusão”.

O Selo é composto por 12 categorias: Igualdade Racial; Infância e Adolescência; Juventude; LGBTI; Mulher; Pessoa com Deficiência; Pessoa Idosa; Pessoa em Situação de Rua; Pessoa Imigrante; Pessoa Privada de Liberdade e Egressa; Povos Indígenas; e Transversalidade. Esta última, introduzida também a partir do ano passado, refere-se a iniciativas que contemplem mais de uma categoria.

As iniciativas podem ser internas, como equidade salarial para a mesma função, políticas de benefícios para promoção de inclusão e igualdade e capacitação e treinamento com conteúdos de direitos humanos à diversidade. Além disso, também são reconhecidas iniciativas voltadas à comunidade e à sociedade, como projetos filantrópicos voltados para grupos em situação de vulnerabilidade e desenvolvimento de produtos e serviços com impacto social. As organizações também podem participar na forma de grupos constituídos por pessoas jurídicas que desenvolvam ações, programas ou políticas conjuntas.

Compartilhar:

  • Data: 07/07/2021 06:07
  • Alterado:07/07/2021 18:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados