Diadema aplica testes rápidos em feirantes para conscientizar sobre a COVID

A campanha nas feiras já distribuiu mais de 450 máscaras

  • Data: 22/02/2021 21:02
  • Alterado: 22/02/2021 21:02
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Diadema aplica testes rápidos em feirantes para conscientizar sobre a COVID

Crédito:Dino Santos

Você está em:

A Prefeitura de Diadema realizou hoje (22/2), no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND), testes rápidos em feirantes para saber se eles já tiveram contato com o novo Coronavírus. A medida faz parte da campanha “Sua Vida Importa Pra Mim – Diadema Contra o Coronavírus”, que a atual administração vem realizando em toda a cidade e também nas feiras livres.

Os testes aconteceram das 9h às 16h, num trabalho de parceria, entre as secretarias de Saúde e Segurança Alimentar. Foram testados 84 feirantes e, para evitar aglomerações, foi realizado agendamento prévio e a testagem aplicada em grupo de 20 pessoas.

O resultado ficava pronto em 15 minutos e os permissionários responderam a inquérito sorológico, com perguntas sobre sua saúde. Durante a testagem não foi detectado nenhum caso de pessoa com COVID.  Os testes rápidos também estão sendo feitos nas unidades de saúde do município, mas isso só acontece quando há necessidade de apoio ao diagnóstico. 

Maria de Fátima do Nascimento, moradora de Diadema, e há 15 anos trabalhando como feirante, compareceu ao CRESAND para ser testada pela segunda vez. Ela afirma que a prevenção é muito importante e que deve ser feita. “Conheço várias pessoas que pegaram a COVID, inclusive alguns vizinhos, que morreram. Tomo todo o cuidado, faço a minha parte, mas vejo na feira que muita gente não leva a sério e não se protege. Alguns nem a máscara utilizam e quando usam, usam errado, colocam no queixo. O recado é para as pessoas se cuidarem”, declarou.

Para outra trabalhadora da feira, Rosana Galhardo da Silva, que fez o teste pela primeira vez e descobriu que já teve COVID, o resultado foi uma surpresa e ao mesmo tempo um alívio. “Eu não sabia que tinha contraído a doença.  Posso dizer que tive sorte, porque não apresentei nenhum sintoma. Na minha família houve alguns casos e vejo que, infelizmente, muita gente não está levando a prevenção a sério”, afirmou.

A campanha de conscientização nas feiras, com distribuição de máscara e orientação sobre como combater a COVID, começou no último dia 11 de fevereiro e continuará acontecendo até passar pelos 25 equipamentos de abastecimento de Diadema. Trabalham nas feiras da cidade, entre permissionários e vendedores ambulantes, 641 pessoas.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados