Emprega Diadema nos Bairros: 450 atendimentos em uma semana

Objetivo é realizar inscrições para vagas de emprego de quem não possui internet

  • Data: 30/08/2021 08:08
  • Alterado: 30/08/2021 08:08
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: Secom-PMD
Emprega Diadema nos Bairros: 450 atendimentos em uma semana

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

A Prefeitura de Diadema iniciou na terça, dia 24, e prossegue até a próxima quarta, dia 1 de setembro, o Programa Emprega Diadema nos Bairros, que contou com o apoio do Núcleo de Participação Popular da Secretaria de Planejamento e Gestão. A ideia é que o morador que busca emprego e que não possua acesso à internet possa fazer sua inscrição, de modo gratuito, diretamente no cadastro do Emprega Diadema, em uma tenda com tablets e computadores instalada cada dia em uma região da cidade. “O Emprega Diadema nos Bairros quer apresentar para toda a cidade os serviços oferecidos pelo Emprega (cursos, vagas de emprego e empreendedorismo), que foram iniciados no ultimo dia 14 de julho por meio do site (http://emprega.diadema.sp.gov.br/)”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Joel Fonseca. Desde terça, 24, o Emprega Diadema nos Bairros 24, já realizou 450 atendimentos relativos à emprego.

O Emprega Diadema nos Bairros percorreu esta semana a Vila Popular (Região Leste), Eldorado e Serraria (Sul), além do Centro. Na segunda dia 30 de agosto estará das 13h às 17h no Sapopema – Região Sul, na Rua Palmeira com Rua Seringueiras, na terça 31, das 13h30 às 17h, na Praça Celite (Região Norte), e no dia 1 de setembro, das 13h às 17h, na Avenida Dom João VI, próximo ao Ecoponto (Região Norte).

Programa Emprega Diadema

Diadema começou no dia 14 de julho, uma nova etapa na captação de empregos, geração de trabalho e renda. Trata-se do programa Emprega Diadema, que reúne, num mesmo local (site), informações sobre vagas de trabalho, cursos, orientações para formalização de negócio próprio, além de cadastro de empreendedores e mural de prestadores de serviço que atuam como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). “A ideia é integrar toda a cadeia de oferta e geração de empregos, além de proporcionar um ambiente de oportunidades de negócios e cursos em um único local”, afirma o prefeito José de Filippi Jr.. “O Emprega Diadema também apoia os futuros empreendedores e os que já se encontram no mercado de trabalho, a melhor se qualificarem no mercado de trabalho, por meio dos cursos oferecidos pelas entidades parceiras como SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (setor de comércio, serviços e turismo) e ETEC – Escola Técnica Estadual (profissões de nível técnico)”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Joel Fonseca.

Desde o lançamento, já foram cadastrados 6.430 currículos. Em julho, o programa realizou 251 encaminhamentos, que resultaram em 71 candidatos aprovados.

Como funciona o Emprega Diadema

O Emprega Diadema é um programa da Prefeitura de Diadema em parceria com entidades que promovem a inserção da população no mercado de trabalho e fomentam atividades de formação, desenvolvimento pessoal e coletivo. O objetivo do programa é promover e incentivar novas relações de trabalho, formar empreendedores que estejam conectados a oportunidades e promover trocas entre quem emprega e quem busca oportunidade. Ele substitui e amplia as atribuições do CPETR – Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, cujas atividades foram encerradas no ano de 2016, finalizando convênio com o extinto Ministério do Trabalho.

O Emprega está disponível por meio digital (site) http://emprega.diadema.sp.gov.br/ . O site do Emprega Diadema é dividido em três partes: Cursos, Vagas e Empreenda. O menu Cursos apresenta os cursos oferecidos pelas entidades parceiras da Prefeitura Fundação Florestan Fernandes (cursos profissionalizantes), SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (empreendedorismo), SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (indústria), SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (setor de comércio, serviços e turismo) e ETEC – Escola Técnica Estadual (profissões de nível técnico).

Já o menu Vagas é dividido em Cadastro para Currículo e Acesso à Empresa. O Cadastro para Currículo é um banco de dados de empregos. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irão consultar o banco de dados e caso alguma vaga se encaixe no seu perfil do candidato, ele pode ser convidado a participar do processo seletivo. Já o Acesso à Empresa servirá para que empresas anunciem suas vagas para a população.

O menu Empreenda é dividido em três partes: dicas de formalização para o empreendedor iniciante ou não (tipo de empresa Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), quanto custa para ser MEI, quem pode ser MEI e como o empreendedor obtém informações sobre as atividades permitidas, obrigações e vantagens de ser MEI), como obter crédito do Banco do Povo Diadema para ampliação de negócio, Cadastro de Empreendedor (mural dos prestadores de serviços autônomos/MEI/ME) e Guia de Serviços (mural de prestadores de Diadema).

Serviço

Emprega Diadema nos Bairros

 Dia 30 de agosto – segunda – das 13h às 17h

– Rua Palmeira com Rua Seringueiras (Sapopema)

Dia 31 de agosto – terça, das 13h30 às 17h

– Praça Celite (Campanário)

Dia 1 de setembro – quarta – das 13h às 17h

 – Avenida Dom João VI, próximo ao Ecoponto

Compartilhar:

  • Data: 30/08/2021 08:08
  • Alterado:30/08/2021 08:08
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: Secom-PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados