Programa Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM exibe a expressão artística do Grafite

Segunda edição do programa traz a representatividade da arte urbana e mostra a conexão das obras com a ferrovia

  • Data: 06/08/2021 11:08
  • Alterado: 06/08/2021 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
Programa Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM exibe a expressão artística do Grafite

Crédito:Eduardo Saraiva/A2img

Você está em:

Os desenhos, as formas, os traços e as cores das artes do Grafite estão estampadas nos espaços de muros e painéis de várias estações da CPTM, compondo um museu aberto para apreciação pública. Com diferentes assinaturas de artistas, o Grafite – A Arte Urbana é tema da segunda edição do Programa Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM, inciativa que retrata a cada edição mensal um projeto artístico, como filmes, documentários, telenovelas, pintura em grafite gravados nos espaços da rede de ferrovia.

No programa de vídeo, que entra no ar nesta sexta-feira (06/08), a companhia exibe os principais trabalhos realizados em suas instalações, resgatando uma linha do tempo dos últimos 29 anos da companhia, e dando voz a artistas que expõem suas obras e inspirações como instrumento de comunicação e beleza.

A pintura em grafite, conhecida por desenhos em espaços das cidades feitos pelas mãos de artistas independentes e com diferentes técnicas, exerce tradicionalmente representatividade em diferentes temas sociais. “Cada vez mais o grafite ocupa espaço na cidade, trazendo arte, cor, consciência social, além de fazer uma importante integração da arte urbana com seu público. Desse modo, a CPTM apoia e incentiva essa manifestação artística e coletiva”, explica Rodrigo Pontes, gerente de marketing da CPTM.

Quem passa pela estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, pode diminuir um pouco o passo e apreciar os desenhos que ilustram as paredes do local. E se quiser continuar contemplando mais algumas obras, é só esticar até a Estação Lapa, que atende as linhas 8-Diamante e 7-Rubi, e conhecer o grafite nos muros das plataformas.

Não é de hoje que o grafite participa do dia a dia dos passageiros da CPTM. Em 2010, a estação Brás, que conecta as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, recebeu no Espaço Cultural CPTM as obras da exposição da primeira Bienal de Grafitti Fine Art, realizado no MUBE – Museu Brasileiro de Escultura, coordenada por Binho Ribeiro.

Entre anos de 2010 e 2011, a CPTM colocou em prática o projeto Galeria de Arte a Céu Aberto nos Muros da CPTM, coordenado por Eymard Ribeiro, levando obras de artes para todas as estações da rede.

Entre os diversos grafiteiros que deixaram suas marcas expostas nos espaços da CPTM, estão os renomados Gêmeos que colocaram sua genialidade em dois trens, hoje já fora de circulação, e muros das estações Lapa, que conecta as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, e Ipiranga, da Linha 10-Turquesa.

Programa Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM

Em seus 29 anos de atuação, as estações e trens da CPTM já foram palco de muitas produções artísticas e culturais que valorizam histórias, conectam pessoas e mostram o cotidiano da vida urbana. Para juntar essas memórias, durante os próximos meses, até o aniversário de 30 anos da CPTM, o programa Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM vai apresentar expressões artísticas realizadas nos espaços da ferrovia. A cada edição serão apresentados bastidores e curiosidades de gravações de programas de TV, telenovelas, pinturas e grafites, vídeos e shows musicais de artistas, além de eventos de moda.

As estações e trens da CPTM também entraram no roteiro de algumas novelas, como “Éramos Seis”, “Haja Coração”, remake de “Anjo Mau” e “Terra Nostra”.

A proposta é apresentar cada iniciativa em conteúdo audiovisual, divulgado em exposição nas próprias estações e nas plataformas de comunicação da CPTM, mesclando inclusive a participação dos artistas

Compartilhar:

  • Data: 06/08/2021 11:08
  • Alterado:06/08/2021 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados