Chico Trujillo faz apresentação animada em São Paulo
Em sua terceira visita ao Brasil, o grupo chileno mostrou um pouco da riqueza e variedade da música latina
- Data: 07/03/2019 16:03
- Alterado: 07/03/2019 16:03
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: Agência ISO/ABCdoABC
Crédito:
O Sesc Pinheiros se tornou um pedaço do Chile no Brasil na sexta, 01 de março, com o show da banda Chico Trujillo. Quem entrasse no Teatro Paulo Altran se depararia com bandeiras chilenas, conversas em espanhol e até mesmo a flâmula Mapuche, povo indígena que originalmente ocupava o centro-sul do Chile e o sudoeste argentino.
A banda foi formada em 1999 em Villa Alemana, comuna próxima a Vinã del Mar e Valparaíso, cidades queridas pelo turista brasileiro que visita o Chile. Pioneiro do movimento chamado “Nueva Cumbia Chilena”, o grupo une sons de diversos estilos em um resultado original e muito contagiante. Vindo desde a tradicional cumbia, gênero colombiano que encontrou seu lugar no Chile nos anos 60, até o rock, o reggae e o ska.
Chico Trujillo fez sua terceira visita ao Brasil, sendo a primeira em 2013. E se o auditório do teatro sugerisse que as pessoas assistissem a esse show sentadas, logo nos primeiros segundos de apresentação o público estava de pé. Com mais uma hora e meia de performance, os chilenos puseram o público brasileiro, e também seus conterrâneos presentes, para dançar. Em troca, receberam aplausos e ouviram diversas vezes o famoso grito “Chi-Chi-Chi le-le-le, viva Chile!”.
O grupo chileno ainda se apresentou no domingo (03) no festival Psicodália, em Santa Catarina, como uma das principais atrações ao lado de nomes como Elza Soares, Pepeu Gomes e Anelis Assumpção.