Guarulhos completa 460 anos com muita história para contar

Professor de História contas as curiosidades e os fatos marcantes da segunda maior cidade do estado de São Paulo

  • Data: 08/12/2020 19:12
  • Alterado: 08/12/2020 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Guarulhos completa 460 anos com muita história para contar

Crédito:Divulgação/MF Press Global

Você está em:

Festa em Guarulhos. A cidade completa nesta terça-feira 460 anos de fundação. A cidade, que é a segunda maior do estado de São Paulo, e a 13ª do Brasil, foi fundada em 8 de dezembro de 1560, pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham, como principal objetivo, defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios.

Conforme lembra o professor de História, Ueldison Alves de Azevedo, “a palavra Guarulhos vem dos primeiros habitantes denominados Guarus, tribo essa que foi viveu no período quando os tupinambás eram predominantes em todo território nacional”.

Além disso, ele recorda que “em um primeiro momento, tornou-se província, um local bem visto nesse período era a região de lavras, região essa que atraia muitos exploradores para lavrar ouro e prata, porém no século XVIII, era quase inexistente a exploração das minas pela falta de metais preciosos”. 

Guarulhos também foi um local onde muitos escravos da Guiné (negros da África) tiveram uma participação decisiva na construção da cidade, em especial a região do Bom Sucesso: “Foi um local onde muitos escravos viviam e trabalhavam em busca de metais preciosos e nas terras dos colonos. Um aspecto interessante aqui a se notar é a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos, que podemos encontrar no centro de São Paulo, próximo ao teatro municipal no Largo Paiçandu, no centro de Guarulhos próximo à praça Getúlio Vargas e no bairro do Bom Sucesso, essas três igrejas foram construídas ao mesmo tempo por volta dos anos 1720, essas igrejas eram apenas os pretos que acessavam e celebravam as missas, porém na igreja dos homens pretos no centro de Guarulhos, aos domingos, os pretos levavam o bispo da igreja Matrix para a celebração da missa”, conta o professor.

Outro pronto histórico da cidade é a primeira catedral fundada na cidade, de nome Nossa Senhora da Conceição. Construída entre os séculos XVII e XVIII, na época em que foi erguida, detalha Ueldison, “a província ainda era uma mata por completo, a construção da catedral é a pedra angular para a evolução da cidade, cidade essa que traz também grandes pontos turísticos”.

Recentemente foi inaugurado a linha 13 que liga CECAP (aeroporto) com a Estação da Luz, e, destaca Ueldison, “muitos se enganam que esse é o primeiro trem em toda a história da cidade. Em 1915 Guarulhos tem a sua estação ferroviária que vai até Tucuruvi, já na primeira metade do século XX acaba sendo estendida até o ramal de Cumbica e sendo desativada na década de 60.” 

Hoje é o patrimônio histórico da cidade, para finalizar essa viagem no tempo, o professor de História ressalta que “Guarulhos hoje faz parte das redondezas da mata atlântica, uma das maiores florestas nacional, nela encontramos a Serra da Cantareira, outro ponto turístico natural, fazendo com que a cidade atraia turistas de todas partes para deslumbrar dessas vistas naturais e ecológicas, além claro do intercâmbio do aeroporto, são mais 1 milhão de pessoas circulando diariamente nesse espaço”, completa.

Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que Guarulhos é a cidade não capital de estado mais populosa do Brasil e é considerada a 12ª cidade mais rica do Brasil. Em 2016, registrou um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 53,9 bilhões de reais, o que representou mais de 1% de todo PIB brasileiro na época, além de deter o 4º maior produto interno bruto (PIB) de seu estado

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados