Câmara de São Caetano aprova por unanimidade Moção do Professor Jander
Vereadores votaram a favor de sua Moção de Repúdio à fala do Ministro da Educação.
- Data: 01/09/2021 11:09
- Alterado: 01/09/2021 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Professor Jander
Crédito:Divulgação
Nesta terça-feira (31/08) foi lida, muito discutida e aprovada a Moção de Repúdio do Professor Jander endereçada ao Ministro da Educação, Sr. Milton Ribeiro, que declarou no programa “Sem Censura” da TV Brasil, que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”.
Em seu discurso Jander relembrou que a cidade de São Caetano do Sul começou a conceder Bolsas de Estudos para seus moradores na gestão do prefeito Anacleto Campanella, nos anos 60, ampliando o nível escolar entre os habitantes da cidade.
Houve incremento desse programa nas gestões posteriores, dos prefeitos Braido e Tortorello, inclusive com o então IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior) se tornando uma Universidade (USCS), com a prefeitura concedendo milhares de bolsas de estudos, parciais ou integrais, para os moradores da cidade.
“A tese que defende o atual Ministro (redução de vagas nas universidades) está sendo aplicada na prática aqui na cidade”, explicou o vereador. “Muitos alunos já abandonaram o ensino superior pelo fim das bolsas de estudos”, completou o Professor Jander.
Nos debates, alguns vereadores governistas protestaram, mas Jander rebateu que eram mais de 1.500 bolsas e atualmente temos menos de 200. “Por isso apresentei alguns projetos para aumentar as bolsas de estudos em nossa Universidade”, finalizou Jander. Ao final, todos os vereadores votaram a favor de sua Moção de Repúdio à fala do Ministro da Educação.