Diadema inaugura Casa Ecológica – Museu da Vida
Entrega faz parte da comemoração antecipada do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Data: 30/05/2019 09:05
- Alterado: 30/05/2019 09:05
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Diadema inaugura Casa Ecológica - Museu da Vida
Crédito:Marcos Luiz
A Casa Ecológica – Museu da Vida de Diadema, que será inaugurado no próximo 1/06, sábado, ao lado do Borboletário Municipal, será mais um espaço destinado à educação ambiental do público em geral, principalmente os estudantes. O local vai abrigar exposições de réplicas de animais e plantas, além de fósseis, pedras e objetos que explicam a origem do planeta e da vida. No evento, das 10h às 19h, haverá diversas atividades educativas. Para participar basta fazer inscrição antecipada pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente no próprio dia. A entrada é franca e o evento faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A programação começa com uma oficina de confecção de terrário, ministrada por técnicos do Museu Catavento, que é parceiro do Borboletário de Diadema. “Nessa aula, os visitantes vão aprender a reproduzir em recipiente de vidro um mini planeta Terra. Ao fazer, vão aprendendo conceitos de efeito estufa, camada de ozônio, ciclos da água e outras questões ambientais importantes”, explica o biólogo Sandro Santana, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Logo após o almoço, às 13h, o biólogo Guilherme Domenichelli apresenta a palestra “Consumo e Desperdício – O Planeta é de Todos”. Com experiência profissional na área de Zoologia e Educação Ambiental, ele é autor dos livros infanto juvenis “Girafa tem Torcicolo? E Outras Perguntas Divertidas do Mundo Animal” e “Mistério na Floresta Amazônica”, da Editora Panda Books e também apresentador do “Animal TV”, canal do Youtube.
Reiki – Já o biólogo Heitor Borali, professor da Universidade Anhanguera de São Paulo, campus Santo André, vai apresentar no evento uma terapia inovadora. Na palestra, às 14h10, “Introdução ao uso de REIKI em animais”, ele vai explicar como essa técnica alternativa de cura pela imposição das mãos pode auxiliar também na saúde dos animais.
Outra palestra, às 15h20, vai destacar e promover o bem estar animal com a bióloga Alessandra Furtado, pesquisadora do Instituto Butantã. Ela que também leciona na Universidade Anhanguera vai tratar do tema “Impactos do Aquecimento Global no Comportamento de Répteis”.
Darwin – A partir das 16h30, começa a palestra “A História de Charles Darwin (1809-1882)”. Um dos expositores será Ronaldo Morais, diretor do Bioparque Macuco, de Mauá. O outro é Ariel Milani, doutor em Paleontologia e especialista em Palioarte, que consiste em confeccionar gravuras e réplicas científicas de dinossauros. Também foi dele o trabalho de descoberta de vestígios pré-históricos de dinossauros, na região do Parque Zoológico de São Paulo.
“Embora tenham amplo conhecimento em Zoologia e Paleontologia, o Ronaldo e o Ariel são muito didáticos na palestra. Ensinam questões complexas, mas com descontração, prendendo a atenção do público com brincadeiras, músicas e outros recursos”, explica o biólogo Sandro Santana, da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema.
Museu da Vida
Após a palestra sobre Darwin, o público vai conhecer, às 17h40, a casa ecológica que abriga o Museu da Vida de Diadema. “Inicialmente, seria construída apenas a ‘casa animália’ para ensinar sobre o reino animal”, explica o assistente da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, José Vieira, idealizador do projeto. “Mas com o empenho e apoio dos estagiários do Programa Municipal de Educação Ambiental, o espaço foi ampliado para mostrar toda a origem da vida, portanto todos os reinos, inclusive o animal”, concluiu José Vieira.
Com quase 50 m², o Museu da Vida é uma construção ecológica e sustentável, que reutilizou toras de eucalipto, do antigo portal de entrada do Jardim Botânico, paletes recolhidos junto ao Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura. As paredes são feitas de barro, galhos e folhas.
O ‘telhado verde’, feito de grama e outras plantas, garante sempre a temperatura ambiente agradável para os visitantes do museu, mesmo em dias ensolarados. O piso da casa também será de terra batida, forrada por um ‘tapete’ de folhas secas. “O objetivo dessa bioconstrução, pioneira no município, é que o Museu da Vida ofereça além de informações científicas, boas lembranças das sensações e aromas das antigas casas dos nossos antepassados que tinham uma vida mais natural”, disse José Vieira.
Para finalizar, às 18h30, os visitantes vão conhecer a vida noturna do Borboletário de Diadema. “É inédito. Será a primeira vez que faremos uma monitoria à noite. Ao contrário do que se pensa, as borboletas têm hábitos noturnos, principalmente as do tipo calligo que compõem a maioria do nosso criadouro”, explica Sandro Santana.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Diadema, Tatiana Capel, o Museu da Vida vai reforçar as ações de educação ambiental oferecidas pela Prefeitura, que só no ano passado, atingiram quase 27 mil pessoas. “Agora, vamos poder oferecer aos visitantes do Borboletário, em sua maioria crianças, mais informações e ensinamentos sobre a origem da vida e da natureza. Essa educação ambiental é nossa prioridade porque forma cidadãos conscientes da responsabilidade de preservar esses valores sociais essenciais à vida saudável e sustentável”, explica Tatiana Capel.
Serviço:
Inauguração do Museu da Vida (Casa Ecológica) no Jardim Botânico de Diadema
Sábado, 1º de junho, das 10h às 19h
Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar – Mais informações: 4059-7619/7600
PROGRAMAÇÃO
10h – 10h30 Entrada dos visitantes
10h30 – 11h30 Oficina de Terrários (com o Museu Catavento)
11h30 – 13h Intervalo para almoço (OBS: não há lanchonete no local)
13h – 14h Palestra “Consumo e Desperdício – O Planeta é de Todos”
Guilherme Domenichelli
14h10 – 15h10 Palestra “Introdução ao uso de REIKI em animais”
Heitor Borali
15h20 – 16h20 Palestra “Impactos do Aquecimento Global no Comportamento de Répteis”
Alessandra Furtado
16h30 – 17h30 Palestra “A História de Darwin”
Ronaldo Morais e Ariel Milani
17h40 – 18h20 Inauguração da Casa Ecológica – Museu da Vida
(da evolução dos Dinossauros até os dias de hoje…)
18h30 – 19h Monitoria noturna no Borboletário