Em audiência com Doria, Orlando Morando pede celeridade no piscinão Jaboticabal e BRT ABC
Reunião com governador no Palácio dos Bandeirantes também contou com presença dos demais prefeitos do Grande ABC
- Data: 17/06/2021 20:06
- Alterado: 17/06/2021 20:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou nesta quinta-feira (17/06) de audiência com o governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, para discutir projetos para a cidade, além de demandas coletivas da região do Grande ABC. Além do chefe do Executivo são-bernardense, também participaram do encontro os demais prefeitos da região, o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o secretário-chefe da Casa Civil, Cauê Macris.
Durante a reunião, Morando pediu prioridade no avanço do Piscinão Jaboticabal e do BRT ABC, que estão sendo executados pelo Governo do Estado e que vão beneficiar diretamente os moradores de São Bernardo. Somente o BRT ABC deverá transportar cerca de 115 mil passageiros por dia quando concluído, no final de 2022. O projeto contará com 18 quilômetros de via expressa, 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos articulados, conectando São Bernardo à Capital em 40 minutos.
Já o piscinão Jaboticabal será construído próximo ao km 13 da Rodovia Anchieta, entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, em território pertencente à cidade de São Paulo, na divisa entre São Bernardo e São Caetano. Quando concluído, o piscinão deve ocupar área de 166,9 mil metros quadrados e ter capacidade para absorver 900 mil metros cúbicos de água, sendo o maior do Brasil. Cerca de 500 mil moradores das três cidades são diretamente beneficiados.
“Foi uma conversa muito produtiva, onde pudemos expor o que esperamos do governo estadual em relação aos projetos em andamento no ABC. Também pudemos agradecer todo o empenho que o Estado tem tido, principalmente, em relação à área da Saúde neste momento de pandemia”, explicou o prefeito Orlando Morando.
DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER
Outra demanda apresentada pelo prefeito de São Bernardo está a instalação de uma Delegacia da Mulher para a região do Grande ABC, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência física, moral e sexual. O pleito já vem sendo defendido e articulado na Assembleia Legislativa pela deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando.