Com sexto reajuste do ano, gasolina acumula alta de 54% e diesel sobe 42%
Combustíveis ficam mais caros nas refinarias da Petrobrás a partir de terça-feira; aumento ocorre em meio à troca de comando da companhia
- Data: 08/03/2021 18:03
- Alterado: 08/03/2021 18:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
A Petrobrás anunciou mais um reajuste de combustíveis em suas refinarias
Crédito:Reprodução
A Petrobrás anunciou nesta segunda-feira, 8, mais um reajuste de combustíveis em suas refinarias, o sexto no ano. A partir de amanhã, a gasolina vai ficar 9,2% mais cara e o óleo diesel, 5,5%. Com mais esse aumento, as altas acumuladas no ano são de 54% e 42%, respectivamente, segundo cálculo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).
O encarecimento dos combustíveis da Petrobrás levou os presidentes da empresa, Roberto Castello Branco, e da República, Jair Bolsonaro, a entrarem numa rota de colisão no último dia 19. Após o anúncio do quarto aumento do diesel no ano, Bolsonaro demitiu o executivo pelas redes sociais. Desde então, mais dois reajustes foram anunciados pela estatal, ainda sob a gestão de Castello Branco.
O litro da gasolina nas refinarias, a partir de terça-feira, 9, passa a ser de R$ 2,84, e o do diesel, R$ 2,86.
Ao reajustar os preços, a Petrobrás se alinha às cotações do petróleo no mercado internacional, que deram uma guinada na última semana, após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciar cortes na produção.