dEFICIENTES do ABC ganham liberdade através das velas
A ONG Adote um Cidadão, que esse ano completa 20 anos, neste final de semana realizou sua primeira atividade socioeducativa do ano com muita alegria e disposição. Com a realização da 3º Vela Eficientes, o Adote levou 30 cidadãos até o Pier 26 Boat Yard no Guarujá, com a missão de “ Aprender a Velejar” […]
- Data: 25/02/2019 16:02
- Alterado: 25/02/2019 16:02
- Autor: Redação
- Fonte: Adote um Cidadão
Crédito:
A ONG Adote um Cidadão, que esse ano completa 20 anos, neste final de semana realizou sua primeira atividade socioeducativa do ano com muita alegria e disposição. Com a realização da 3º Vela Eficientes, o Adote levou 30 cidadãos até o Pier 26 Boat Yard no Guarujá, com a missão de “ Aprender a Velejar” com a parceria da Sailing Sense e coordenação de Miguel Olio.
Se neste dia a temperatura beirava os 36 graus, a temperatura do entusiasmo dos nossos assistidos não dava para mensurar. Nas palavras alegres de Jânio de Paulo, deficiente mental “nunca sonhei em poder dirigir um barco; estou muito feliz”; já Osvaldo Santos, deficiente visual “foi inesquecível sentir a liberdade dos mares e erguer as velas aos ventos. Cada dia mais agradeço a todas essas oportunidades do Adote” e mais um depoimento muito emocionante foi da Claudia Ratão, que foi voluntaria nesta ação e é uma das mantenedora da ONG, ela acompanhou o Adriano, deficiente físico, que, deitado em seu colo, quis acompanhar tudo o que estava sendo ensinado sobre “como velejar” reagia ao movimentos da embarcação e sempre buscava interagir segurando os cabos para alterar ou navegar e, sempre levantando as mãos para sentir de onde está vindo o vento. Segundo o depoimento de Claudia: “foi muito emocionante….tem que coisas que não dá para descrever mesmo. Foi muito bonito, foi um sábado emocionante”
Em suma, se nossos amigos dEFICIENTES puderam aprender o significado de PROA…POPA…BOMBORDO e ESTIBORDO; deixaram-nos o verdadeiro significado do que é SER FELIZ, estar repleto de alegria e o que venha a ser uma verdadeira comunhão.
No próximo dia 18 de março, já está marcado o próximo passeio que será no Parque Ecológico Imigrantes, e todos estão convidados.