Dia D de vacinação contra a covid-19 em Diadema aplicou 2.234 doses

10 das 20 UBS abriram as portas para vacinar a população

  • Data: 08/11/2021 08:11
  • Alterado: 08/11/2021 08:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Dia D de vacinação contra a covid-19 em Diadema aplicou 2.234 doses

Dia D de vacinação contra a covid-19 em Diadema aplicou 2.234 doses

Crédito:Tatiana Ferreira

Você está em:

No último sábado (6/11), as 10 unidades que abriram as portas (ABC, Canhema, Centro, Conceição, Eldorado, Inamar, Paineiras, Piraporinha, Promissão e Serraria) aplicaram juntas 2.234 doses de imunizantes contra a covid-19, sendo 69 primeiras doses (D1), 1.884 segundas doses (D2) e 281 terceiras doses (D3). No acumulado, a cidade atingiu a marca de 623.560 doses aplicadas, sendo: 333.398 D1, 263.254 D2, 16.669 D3 e 10.239 doses únicas.

Os irmãos William e Wilson Santos de Oliveira são parceiros de vida e aproveitaram o sábado de sol para irem juntos tomar a segunda dose da vacina que protege contra a covid-19. Os dois compareceram nesta tarde, na Unidade Básica de Saúde Canhema, na zona norte da cidade, onde outras mais de 200 pessoas também foram imunizadas.

William foi o primeiro dos irmãos a receber a segunda dose da Pfizer. “Agora fico mais tranquilo. Com a segunda dose garantida dá mais segurança”. Já Wilson precisou aguardar um pouco mais para garantir sua dose, pois precisou aguardar a chegada de outras pessoas para que fosse possível a abertura de um frasco da Pfizer. “A espera valeu a pena”. Saiba mais sobre a estratégia adotada pelas unidades para evitar desperdício de doses no final do dia: 

Segundas doses

Segundo a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, a iniciativa de abrir as unidades aos sábados tem sido adotada desde o início da campanha municipal como estratégia de ampliar o acesso daqueles que não podem comparecer durante a semana.

A estratégia possibilitou que hoje 1.884 pessoas tomassem a segunda dose. Guilherme Pereira de Souza, jovem de 18 anos, foi um dos que compareceu à UBS Canhema para completar o esquema vacinal. O jovem conta que tomou a primeira dose um dia depois do aniversário e ficou ansioso para receber a segunda. “É muito boa a sensação de tomar a segunda dose hoje. Fico me sentindo mais seguro para sair e estudar, já que as aulas presenciais voltaram na semana passada. Em casa estamos todos vacinados já: eu, meu pai e minha mãe”, celebrou o jovem.

Já Antônio Marcelo Silva Oliveira, de 19 anos, conta que tomar a segunda dose da Pfizer e completar seu esquema vacinal trouxe uma sensação de paz.

Alice Larissa da Silva Lopez também tomou a segunda dose e contou que como trabalha e estuda, quando precisava sair, e ainda não estava imunizada, ficava com medo de ser contaminada e trazer a doença para a casa onde mora com a mãe e a avó. “Ainda bem que ninguém em casa teve covid-19”.

A segunda dose é fundamental para completar imunização contra covid-19. Mas vale lembrar que a pessoa vacinada ainda pode ser infectada e transmitir a covid-19. Por essa razão, os especialistas recomendam que o distanciamento social e todos os demais protocolos sanitários vigentes (fazer uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações) sejam mantidos, para reduzir as chances de transmissão, adoecimento e de hospitalizações/óbitos pela doença.

Quem pode se vacinar

A campanha de vacinação contra a covid-19 segue acontecendo diariamente nos postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira o endereço das unidades aqui.

As doses estão disponíveis para os seguintes públicos-alvo:

D1: A primeira dose está disponível para qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados;

D2: pessoas aptas a tomarem a segunda dose, inclusive as que estão com a dose em atraso; Vale lembrar que o município também antecipou a segunda dose de Pfizer. Desta forma, todas as pessoas que já completaram 21 dias de intervalo da data de administração da primeira dose de Pfizer já podem receber a segunda dose da vacina. Com relação às outras vacinas, o intervalo para a segunda dose segue sendo de oito semanas para AstraZeneca e 28 dias para Coronavac.

D3: Para receber a dose adicional, será necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante de vacinação com a D2 feita há seis meses (para idosos de 60 anos ou mais ou profissionais da saúde de Diadema) ou 28 dias (para pessoas imunossuprimidas).

Quem for se vacinar contra a covid-19 pode ajudar quem está em situação de vulnerabilidade social por meio da entrega de doações de alimentos, agasalhos ou de absorventes femininos nas unidades de saúde.

Compartilhar:

  • Data: 08/11/2021 08:11
  • Alterado:08/11/2021 08:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados