Maio Amarelo em Ribeirão Pires teve ações e bloqueios educativos
Moradores participaram de atividades promovidas nas ruas e em espaços municipais durante todo o mês de mobilização
- Data: 05/06/2019 10:06
- Alterado: 05/06/2019 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Gabriel Mazzo
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, promoveu, no último mês, atividades educativas nas ruas da cidade e com estudantes da rede municipal de ensino para chamar a atenção da população sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As ações integraram o calendário da campanha Maio Amarelo.
A ação, que teve início no dia 2 de maio, com bloqueios educativos realizados de forma integrada entre agentes de trânsito e Policia Rodoviária, orientação aos ciclistas na ciclofaixa da cidade e atividades especiais nas escolas municipais da Estância.
Durante todo o mês, os agentes de trânsito realizaram, diariamente, fiscalização com abordagem educativa aos condutores em, pelo menos, 8 diferentes pontos. De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito, as infrações mais flagradas pelos agentes de trânsito foram: falta de cinto de segurança do condutor e demais passageiros do veículo e o uso do telefone celular à direção.
No balanço geral, 3.361 infrações foram identificadas pelos agentes, que realizaram a orientação dos condutores, não aplicando autuação. Os moradores abordados receberam, ainda, material informativo sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
O município, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, participa do Movimento Internacional Maio Amarelo desde 2014. “Trabalhamos a prevenção de acidentes com ações voltadas a todos os moradores, de todas as faixas etárias, seja nas escolas, em empresas, instituições ou mesmo nas ruas de nossa cidade”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.
Para o educador do projeto, Fábio Bertrani, o diferencial da cidade foi a participação agentes de trânsito como educadores e a participação dos personagens “Mister Mão” e a “Foca no Trânsito”. “De forma lúdica, utilizamos esses mascotes como uma importante ferramenta de conscientização”, explicou.