Chuva e vento causam alagamentos e destruição no ABC
Parte do teto do Campus Barcelona da USCS desabou e concurso público marcado para acontecer no domingo foi cancelado
- Data: 16/02/2019 19:02
- Alterado: 16/02/2019 19:02
- Autor: Alex Faria
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução Facebook
A forte chuva que iniciou na noite desta sexta-feira provocou transtornos para moradores do ABC. Até às 22h da sexta-feira dez pontos de alagamentos foram registrados nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Houve ainda registro de queda parcial do teto do campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) causando fortes estragos em toda a intermediação do Campus Barcelona, suspendendo todas as atividades da instituição, cancelando público marcado para este domingo e também a suspensão das aulas na próxima semana. Uma árvore caiu e atingiu uma casa na Rua Alegre, ao lado na instituição. Não há registro de feridos.
Algumas regiões ficaram sem luz e diversos pontos de alagamentos complicaram a vida dos munícipes. Em São Bernardo o problema foi na rua Jurubatuba, em Diadema o centro e o Terminal Rodoviário foram afetados. Defesa Civil de São Caetano informa queda de pelo menos 150 árvores devido ao temporal.
São Paulo
Novas pancadas de chuva na tarde deste sábado, 16, colocaram toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que adicionou as zonas norte, centro, leste e sudeste na lista de regiões que podem sofrer transbordamento de rios e deslizamentos de terra. A Marginal Tietê também está em estado de atenção.
De acordo com o CGE, instabilidades ganharam força durante a tarde e deverão provocar pancadas isoladas de chuva nas próximas horas. Precipitações moderadas já foram registradas em alguns pontos da cidade. As zonas sul, oeste e a Marginal Pinheiros já estavam em estado de atenção.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 100 ocorrências foram registradas na região metropolitana entre as 0h e as 17h deste sábado, sendo 87 acionamentos por queda de árvores, dez por desabamentos e três por enchentes.
A previsão é de que o tempo melhore gradativamente nos próximos dias. O sol deve aparecer no domingo e os termômetros terão variações de 17°C a 25°C.