Governo do Estado apresenta Acordo Ambiental São Paulo em encontro na Embaixada
A mesa-redonda divulga a iniciativa paulista internacionalmente e trata o papel dos governos subnacionais na Agenda 2030
- Data: 11/12/2019 16:12
- Alterado: 11/12/2019 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Nesta terça-feira (10), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e os diretores-presidentes da CETESB e Sabesp, Patrícia Iglecias e Benedito Braga, respectivamente, apresentaram o Acordo Ambiental São Paulo na sede da Embaixada Brasileira em Madri, na Espanha.
O encontro teve o objetivo de divulgar internacionalmente o Acordo Ambiental SP, o Estudo de Baixo Carbono, além de abordar o papel dos governos subnacionais na Implantação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
O acordo, lançado no fim de novembro, já conta com a adesão voluntária de mais de 50 empresas que assinaram o compromisso de redução de emissão de poluentes.
Também estiveram presentes na mesa o Embaixador Afonso Massot; a secretária adjunta de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Gabriela Redana; representantes da Braskem, UNICA, Carrefour, Abrelpe, Abetre, entre outros.
Feira Conexão Carbono Zero 2020: O Mundo Que Queremos
Na manhã desta terça-feira (10), a comitiva paulista apresentou o Acordo Ambiental de São Paulo na Feira Conexão Carbono Zero 2020 e Climate Summit, evento paralelo na 25ª Conferência das Partes (COP25). No painel, foi destacado o papel da iniciativa quanto à transição para a economia de baixo carbono e geração de negócios.
Entre os convidados, duas empresas que já aderiram ao programa – MRV e Votorantim -explicaram como aproveitar o espaço para divulgação de iniciativas pelo clima e adesão de novas parcerias. Participaram também representantes da organização Instituto Clima e Sociedade, com destaque para o desenvolvimento baseado em soluções climáticas.
Para Patrícia Iglecias, “A iniciativa demonstra o esforço comum do setor privado e do governo estadual no cumprimento da Agenda 2030”, ressalta. No âmbito da CETESB, também foi divulgada a implantação da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, que visa contribuir com as ações em combate aos impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas, além de debater temas como a produção de energia de fontes renováveis; controle da emissão de gases agravadores do efeito estufa; a ocupação desordenada do solo; e as medidas de gerenciamento dos resíduos sólidos.