Diadema orienta alunos sobre hábitos alimentares
Alunos da EMEB Inspetor Reinaldo José Santana Piró recebem a equipe de nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema
- Data: 26/09/2019 14:09
- Alterado: 26/09/2019 14:09
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Nesta sexta-feira, 27/9, alunos da EMEB Inspetor Reinaldo José Santana Piró recebem a equipe de nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), da Secretaria de Segurança Alimentar, que ministra palestra sobre a importância da boa alimentação. O encontro tem o objetivo de despertar hábitos alimentares saudáveis nos estudantes e melhorar a qualidade de vida.
A palestra será apresentada para alunos do Ensino Fundamento I e tem como base os dez passos para uma alimentação saudável, retirados do Guia Alimentar Para a População Brasileira, publicação do Ministério da Saúde que orienta sobre segurança alimentar e educação nutricional. Entre esses passos estão limitar o consumo de produtos industrializados; ser crítico quanto às mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais; comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia; e fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.
Utilizando vídeo e bate papo, a equipe do PEAND também responde perguntas e dúvidas dos alunos com idade entre 7 e 12 anos. Durante a palestra, eles também aprendem sobre a importância de ler os rótulos dos alimentos e saberem o que estão consumindo. Para ilustrar, a equipe faz demonstração de teores de açúcar, sal e gordura de alguns alimentos industrializados, comumente consumidos por esta faixa de idade.
A coordenadora do PEAND, Renatiely Paschoali, afirma que esse tipo de ação é fundamental para combater o número crescente de sobrepeso, obesidade e desnutrição na infância. “Realizar educação alimentar e nutricional no ambiente escolar favorece o desenvolvimento do senso crítico em relação a uma alimentação saudável desde cedo e facilita a formação de hábitos adequados na fase da adolescência e na vida adulta”, explica a nutricionista.
A ação se repetirá na segunda-feira, 30/9, às 9h, para os alunos da EMEB Doutor Átila Ferreira de Vaz, no bairro Eldorado e, no último dia 16/9, foram os estudantes da EMEB Olga Benário que aprenderam sobre alimentação nutritiva e saudável.