Projeto propõe a presença do psicólogo escolar em todas as escolas de São Caetano

Segundo o projeto do Vereador Jander, o trabalho do psicólogo escolar, lhe possibilitará observar a rotina dos alunos, de forma a perceber mudanças de comportamento

  • Data: 15/10/2019 13:10
  • Alterado: 15/10/2019 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria
Projeto propõe a presença do psicólogo escolar em todas as escolas de São Caetano

Crédito:divulgação

Você está em:

O Vereador Professor Jander Lira apresentou Projeto de Lei que propõe a presença do psicólogo escolar em todas as escolas de São Caetano do Sul. Infelizmente o mesmo não se deu com a Governo Federal, que vetou projeto similar tramitando no Congresso desde 2007, argumentando que há contrariedade ao interesse público.

O profissional de psicologia, para além da aplicação de testes de quociente de inteligência ou vocacionais, reúne condições de atuar na melhoria das relações interpessoais da escola, como também na relação professor/aluno e na sensibilização das famílias para a importância da sua presença na vida de suas crianças.

Segundo o projeto do Vereador Jander, o trabalho do psicólogo escolar, numa carga horária que assegure sua permanência na escola durante todo período de aula ao longo da semana, lhe possibilitará observar a rotina dos alunos sob sua responsabilidade, de forma a perceber mudanças de comportamento ou comportamento antissocial em suas primeiras manifestações, quando ainda são passíveis de correção através de intervenções simples.

Jander afirma que “essa presença constante do psicólogo na escola é fundamental para estabelecer laços de confiança, elemento facilitador para sua atuação, inclusive com pais e responsáveis”.

Entretanto, seu projeto adverte que o atendimento clínico dentro do ambiente escolar é vedado, para a proteção dos próprios alunos, pois correm o risco da estigmatização. Ele sugere que “nada impede que as escolas ofereçam, a favor do bom andamento da vida escolar, atendimento terapêutico em anexo, ou em clínicas por elas credenciadas ou conveniadas”, esclarece Jander Lira.

O vereador ainda cita que em algumas cidades do país, existem escolas públicas de ensino médio, que oferecem aos alunos e seus familiares atendimento terapêutico gratuito, não apenas de psicologia clínica, mas de terapias complementares ao bom desempenho escolar, como a fonoaudiologia, por exemplo. “Nessas escolas os resultados são muito positivos, seja no ambiente escolar saudável, seja nos índices de aprovação no vestibular e agora, no Enem”, finaliza Jander Lira, que é professor da rede municipal de São Caetano do Sul.

Compartilhar:

  • Data: 15/10/2019 01:10
  • Alterado:15/10/2019 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados