Fábrica de Cultura Diadema realiza roda de samba
Pagode na Disciplina e Roda de Samba Terreiro de Mauá agitam Fábrica de Cultura Diadema; As apresentações são gratuitas e acontecem 13 de abril
- Data: 08/04/2019 13:04
- Alterado: 08/04/2019 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Fábrica de Cultura
Crédito:Luciano Raul Mazeo/Pixabay
A Fábrica de Cultura Diadema, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza uma grande roda de samba no dia 13 de abril, sábado a partir das 16h. O evento reúne o grupo Pagode na disciplina e a roda de samba Terreiro de Mauá. A atividade é gratuita, sem necessidade de ingressos retirados com antecedência no local – basta chegar e curtir.
O Pagode na Disciplina abre a roda, resgatando a história do samba de São Paulo a partir de um repertório que traz músicas de Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Luiz Carlos da Vila, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. Composto por Fabrício, Thiago, Edy Pinheiro, Nilson Silva, Filé, o grupo formado em 2015 nasceu no Jardim Miriam – bairro da zona sul da cidade – com o intuito de reunir a comunidade para momentos de lazer e exaltação à cultura popular e periférica.
Samba de Terreiro de Mauá encerra o dia com uma roda de samba de terreiro, também conhecido como samba-de-quadra, estilo criado em 1930 nos antigos terreiros (atuais quadras) das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro. Fundado em 2002, o coletivo dissemina o conhecimento sócio histórico do samba, fortalecendo a identidade afro-brasileira do ritmo. Samba de Terreiro de Mauá é formado por Didi Carvalho (surdo), Dona Marlene (prato e faca), Hosaba Meira (reco reco), Danilão Ramos, Bruno Will e Marcelo Glick (tamborins); Jader Morelo e Léo Dias (pandeiros); Ocimar Dias (agogô); Thiago Brito (cuíca); Mabu Reis (trombone de vara); Edinho Carvalho, Eder Ventura e Davi Silveira (cavacos); e Jefferson Motta e Thiago Mosquito (violões).
SERVIÇO: Roda de Samba Fábrica de Cultura – Pagode na disciplina + Terreiro de Mauá
13/4. Sábado, 16h às 21h
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia ou retirada de ingressos.
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema – SP
www.fabricasdecultura.org.br