Temporal provoca desabamento e mata duas pessoas em Ribeirão Pires
O temporal que atingiu a grande São Paulo na noite desse domingo (10) e madrugada de hoje (11) causou o desabamento de uma casa em Ribeirão Pires
- Data: 11/03/2019 09:03
- Alterado: 11/03/2019 09:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo e PMETRP
Crédito:Reprodução/TV Globo
O desabamento ocorreu na rua Caiçara, altura do número 100, e deixou dois mortos, dois feridos e dois desaparecidos na noite de domingo (11).
Todos são da mesma família e estavam na casa, de dois pavimentos, quando houve o deslizamento de terra.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu por volta das 23h40. Cinco viaturas dos Bombeiros participam da ação sendo que duas pessoas – uma mulher e uma criança – foram retiradas do local vivas com ferimentos leves.
Dois homens, com idades de 22 e 31 anos, morreram soterrados. A Prefeitura da cidade informou que duas pessoas ainda estariam desaparecidas, e poderiam estar soterradas no local.
O temporal causou alagamentos, bloqueios de ruas e avenidas, desabamentos de casas e deslizamentos de terra.
A corporação informa também sobre o deslizamento de terra que atingiu uma casa na Rua dos Cravos, em São Rafael, na zona leste da capital, soterrando três pessoas. Uma mulher e duas crianças foram retiradas dos escombros, uma das crianças em estado grave. Todos foram levados para o Posto de Saúde de Sapopemba.
A enxurrada alagou várias vias no bairro de Sacomã, na região sudeste da cidade. De acordo com relatos nas redes sociais, carros foram arrastados pela correnteza e alguns motoristas tiveram que ficar aguardando ajuda nos tetos dos veículos.
Na Rua Caqui, em Embu Mirim, uma casa também desabou. Quatro pessoas foram retiradas dos escombros sem ferimentos. A Via Anchieta está interditada perto da Universidade Bandeirante (Uniban). Os bombeiros relatam que a Rua Cipriano Barata, no Ipiranga, ficou alagada e um carro foi levado pela correnteza.
Os dados atualizados do Corpo de Bombeiros registram um total de 34 ocorrências de queda de árvores, 54 desmoronamentos e desabamentos e 601 atendimentos para alagamentos. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que a circulação de trens na Linha 10 (Turquesa) está interrompida e ainda sem previsão de normalização.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo informou que o maior volume de chuva, das 19h de ontem às 7h de hoje, foi registrado em Jabaquara, 109,5 milímetros, e na Vila Prudente, 103,3mm.
PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL. Segue a nota na íntegra
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires informa que desde o final da tarde desse domingo, dia 10, e madrugada desta segunda-feira, dia 11, forte chuva, sem interrupção, caiu sobre Ribeirão Pires e todo o Grande ABC.
Ribeirão Pires registrou 110mm de chuva, índice previsto para todo o mês. Por volta das 00h30, desta segunda-feira, dia 11, foi registrada uma ocorrência de deslizamento de terra com vítimas na Rua Caiçara, no bairro Estância das Rosas.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil municipal e do Estado e GCM estão desde a madrugada atuando no resgate das vítimas, duas foram resgatadas com vida. Duas vítimas fatais da ocorrência – dois homens – foram localizados e retirados do local. As equipes de socorro ainda estão na ocorrência e seguem na busca por mais duas vítimas desaparecidas.
Por volta de 10 famílias residentes do entorno do imóvel atingido pelo deslizamento foram retiradas da área. Equipes da Assistência Social estão realizando identificação, orientação e suporte às famílias. A Prefeitura está mobilizada no atendimento e encaminhamento das pessoas residentes da região e em todo município.
Foram registradas ocorrências como quedas de árvores (mais de 10 registros), pontos de alagamento e deslizamentos de terra em diferentes regiões (mais de 10 registros de deslizamento, um com vítimas – na Rua Caiçara). As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil estão atuando nas ocorrências, considerando pontos de maior gravidade e a verificação de possíveis vítimas.
Ao longo do dia, a equipe da assessoria de imprensa da Prefeitura enviará mais informações sobre o encaminhamento das famílias e sobre a ocorrência da Rua Caiçara e outros pontos da cidade.