Final da Copa dos Refugiados será nesse domingo no Pacaembu
A competição reuniu mais de 200 jogadores amadores, sendo 20 de cada seleção
- Data: 18/10/2019 15:10
- Alterado: 18/10/2019 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria ONG África do Coração
Crédito:Divulgação
O maior projeto de integração esportiva que envolve refugiados e imigrantes no Brasil, a Copa dos Refugiados e Imigrantes, chega a sua final nesse domingo. Nessa disputa, que será realizada no Pacaembu, a República Democrática do Congo e Níger se enfrentam em busca do título.
O evento, criado e organizado pela ONG África do Coração, conta com o apoio nacional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), San José Clube, Ponto e Asav.
A Copa busca promover protagonismos, mostrar as realidades, e assim, dar mais um passo para romper os preconceitos, as discriminações e lutar contra a xenofobia. Além de, chamar a atenção para as necessidades de inserção dos refugiados/imigrantes no mercado de trabalho.
“Essa Copa luta contra a xenofobia e o preconceito. Tira as pessoas da invisibilidade e mostra o intercâmbio entre os países. É uma grande vitória porque mostramos que os refugiados e imigrantes tem muito a oferecer, não queremos roubar o lugar de ninguém”, destaca o coordenador da Etapa São Paulo da Copa, Braima Mané.
O tema de 2019 é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país” e este ano a Copa já passou por Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE). Ao todo a competição envolverá aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, 46 seleções agregando pessoas em situação de refúgio (solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos) e imigrantes.
Serviço
Data, Horário e Local
20/10 – Estádio do Pacaembu, às 14h
Praça Charles Miller – Pacaembu, SP
Entrada: 1 kg de alimento não perecível