Diadema realiza formação para profissionais da Educação

Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação, realizou formação para 500 professores, 44 gestores, 20 coordenadores e 10 supervisores da rede municipal

  • Data: 18/09/2019 09:09
  • Alterado: 18/09/2019 09:09
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD
Diadema realiza formação para profissionais da Educação

Crédito:Adriana Horvath

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Esse é o quarto encontro voltado a esses profissionais, desta vez ministrado pelo professor Douglas Dantas, da Assessoria Educacional Maestro Educação, e aconteceu na Fundação Florestan Fernandes com foco em matemática.

“A formação é um processo importante para fortalecer a atividade docente. Queremos manter nossos professores atualizados com as melhores práticas de aprendizado com o objetivo melhorar, ainda mais, o desempenho em sala de aula”, ressaltou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

Seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que terá início a partir de 2020, a palestra abordou a necessidade de os professores adotarem linguagem adequada à realidade dos alunos para as aulas de matemática. Os exercícios propostos em sala de aula, por exemplo, devem usar referências do cotidiano, como escrever a quantidade de visualizações de um vídeo do YouTube para aprendizado de números por extenso. Outro ponto destacado na palestra foram os cuidados que os professores devem adotar em relação aos termos utilizados nas questões para não induzir múltiplas interpretações.

“Eu concordo plenamente com tudo o que foi falado. Precisamos usar palavras de acordo com a realidade do aluno e também motivá-los a raciocinar evitando  explicações que contenham a resposta”, destacou a professora Carmelita Maria Kerr de Melo, da EM Insp Reinaldo José Santana – Piró.

A BNCC tem como foco estimular os alunos a pensarem a partir das informações recebidas, dando ênfase mais para a reflexão e menos para a memorização. Para álgebra, por exemplo, a diretriz é no pensamento algébrico e não nas operações. Para os números, a proposta é que os alunos compreendam a existência de diversas categorias numéricas e consigam entender os diferentes significados das operações, sendo capazes de realizar o cálculo mentalmente, sem a necessidade de escrever os algoritmos.

“Trabalhamos as habilidades da BNCC para resolver problemas, na qual abordamos leitura, as descrições em português para informações implícitas ou explícitas e os procedimentos de cálculos. Para os professores, a formação é importante porque muitos resolvem os problemas pelo estudante. Maior prova disso é quando o aluno pergunta se a conta é de ‘mais ou de menos’ e o professor já responde: “faz com a continha de mais” e o aluno não usa o próprio raciocínio na hora de resolver o problema”, explicou o palestrante Douglas Dantas.

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  • Data: 18/09/2019 09:09
  • Alterado:18/09/2019 09:09
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD









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