“Cidadania Móvel” atendeu cerca de 900 moradores em diversos bairros
Atendimentos da unidade itinerante da SASC facilitam o acesso da população a programas assistenciais em diversos bairros da Estância
- Data: 27/09/2019 17:09
- Alterado: 27/09/2019 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Gabriel Mazzo
O “Cidadania Móvel” é uma unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, que facilita o acesso de moradores a programas sociais e serviços. Desde maio – início dos atendimentos – até o mês de setembro desse ano, o Cidadania já atendeu cerca de 900 moradores de diversos bairros da Estância.
O serviço contemplou moradores da Vila Aurora; Vila Suíssa; Jardim Valentina; Centro; Jardim Esperança, Santana, Santa Luzia, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco, Jardim Iramaia; Vila Sueli; Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Santa Luzia e Jardim Esperança; Ouro Fino; Santa Clara; Jardim Serrano; Somma; Represa; Centro Alto; Sítio Taquaral; Ponte Seca; Pouso Alegre; Jardim Aprazível e Quarta Divisão.
Em setembro, o “Cidadania Móvel” percorreu onze bairros do município, realizando mais de 180 atendimentos de rotina e cerca de 550 munícipes participaram de palestras promovidas por equipes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, em unidades de saúde e escolas estaduais.
Durante essa quarta etapa de atendimentos, a prioridade foi o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família.
“O ‘Cidadania’ é uma importante ferramenta de política pública conquistada pela gestão atual. Moradores estão sendo contemplados e atendidos pela equipe técnica da assistência social e tendo acesso a diversos programas e serviços, além de palestras sobre temas importantes, como prevenção ao suicídio e violência contra a mulher”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
Serviços – O “Cidadania Móvel” promove, além do Cadastro Único, cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.
O equipamento foi especialmente estruturado – com internet, notebook, entre outros itens – para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.