Ribeirão Pires reduz mortes no trânsito em 2018
Dados do Governo do Estado indicam queda de 30% nos acidentes com vitimas fatais em 2018 na comparação com o ano anterior
- Data: 16/01/2019 09:01
- Alterado: 16/01/2019 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Gabriel Mazzo
A Estância Turística de Ribeirão Pires registrou, de janeiro a novembro de 2018, queda de 30% nos acidentes de trânsito com vítimas fatais, de acordo com dados do Infosiga, banco de dados do programa estadual Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A redução se deu no comparativo com o mesmo período de 2017. Projetos de educação para o trânsito desenvolvidos pela Prefeitura e intervenções no sistema viário estão entre ações que contribuíram para a diminuição de mortes.
Entre janeiro e novembro de 2018, 21 pessoas foram vítimas fatais em acidentes de trânsito no município. Nos onze meses do ano anterior, foram 33 mortes registradas. Nos dois anos, a maior incidência de óbitos ocorreu em acidentes registrados no período noturno, entre 18h e 24h. Mais de 85% das vítimas fatais são homens; 45% dos mortos eram os condutores dos veículos – outros 30% eram pedestres.
“A conscientização das pessoas, sejam elas condutores, pedestres ou ciclistas, é essencial na luta contra as mortes no trânsito. Respeitar as leis e ter atitudes cidadãs representa a valorização da vida. Com ações de educação para o trânsito e promovendo melhorias na sinalização e no viário, seguimos trabalhando para contribuir, a cada dia mais, com a redução dos acidentes, especialmente com vítimas fatais”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.
Ações da Prefeitura ampliam segurança no trânsito
Conscientizar crianças e jovens sobre a importância do respeito às leis de trânsito está entre as principais ações promovidas pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires para garantir mais segurança a pedestres e condutores. Por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, centenas de alunos da rede pública participaram, em 2017 e 2018, do projeto “Educação no Trânsito” que, de forma lúdica, ensina que o respeito às regras do trânsito significam a preservação de vidas.
Durante a Semana de Educação no Trânsito, realizada em setembro do ano passado, a Prefeitura também reforçou as atividades que orientaram e conscientizaram sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Além de bloqueios educativos nesse período, durante todo o mês, alunos da rede municipal participam de palestras e brincadeiras sobre o tema.
A Prefeitura realizou, ainda, nos últimos anos a capacitação de “Direção Defensiva e Legislação no Trânsito” – durante cinco dias, com carga horária de 34 horas – a cerca de 220 motoristas que prestam serviço nas linhas do transporte coletivo municipal da cidade, por meio da concessionária de transportes da cidade – Rigras.
Empresas e escolas das redes públicas ou privada podem solicitar à Prefeitura palestras e atividades gratuitas de conscientização sobre segurança no trânsito. Informações sobre as ações gratuitas podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Educação no Trânsito, pelo telefone (11) 4825-5083 ou pelo e-mail [email protected].