Ribeirão Pires amplia debates sobre saúde mental no Janeiro Branco

Secretaria de Saúde do município reforçará, durante o mês, divulgação sobre transtornos mentais, serviços de tratamento gratuitos e prevenção à doenças

  • Data: 21/01/2019 10:01
  • Alterado: 21/01/2019 10:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Ribeirão Pires amplia debates sobre saúde mental no Janeiro Branco

Crédito:Sandra Ártico

Você está em:

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realizará até o final do mês campanha de prevenção e promoção à Saúde Mental, na campanha Janeiro Branco. Além de palestras nas Unidades Básicas de Saúde, rodas de conversa e caminhada integram o calendário de atividades no período.

Entre os dias 21 e 24 de janeiro, profissionais realizarão rodas de conversa com pacientes atendidos nas unidades da rede municipal de saúde mental – CAPS Infantil, CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas, além das Residências Terapêuticas. Os debates ampliarão o conhecimento dos participantes sobre o que são os transtornos mentais, de que modo são tratados e como é possível preveni-los.

No dia 23, quarta-feira, usuários da rede de atendimento, familiares e profissionais participarão de mobilização para chamar a atenção para o tema. O grupo caminhará da unidade do CAPS Adulto, na região central da cidade, até a altura do Jardim Panorama – em circuito da Avenida Prefeito Valdírio Prisco.

No dia 25, das 9h às 12h, todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal estarão mobilizadas para orientar os moradores sobre o que são os transtornos mentais, bem como para divulgar os serviços gratuitos disponíveis pela Prefeitura.

“É muito importante estarmos todos mobilizados, profissionais, gestores da saúde e toda a sociedade, em torno de um tema tão importante que é a saúde mental. Ainda existem muitas dúvidas, mitos e preconceitos sobre doenças que afetam milhares de pessoas, e que muitas vezes passam despercebidos, como é o caso da depressão. Disseminar conhecimento, apresentando os serviços disponíveis em nossa rede, e promover o bem-estar são ações indispensáveis para garantir mais qualidade de vida às pessoas”, avaliou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires conta com cerca de 4,5 mil pacientes que frequentam os Centros de Atenção Psicossocial da cidade, além dos moradores atendidos em Residências Terapêuticas.

Compartilhar:

  • Data: 21/01/2019 10:01
  • Alterado:21/01/2019 10:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados