Ribeirão Pires amplia debates sobre saúde mental no Janeiro Branco
Secretaria de Saúde do município reforçará, durante o mês, divulgação sobre transtornos mentais, serviços de tratamento gratuitos e prevenção à doenças
- Data: 21/01/2019 10:01
- Alterado: 21/01/2019 10:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Sandra Ártico
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realizará até o final do mês campanha de prevenção e promoção à Saúde Mental, na campanha Janeiro Branco. Além de palestras nas Unidades Básicas de Saúde, rodas de conversa e caminhada integram o calendário de atividades no período.
Entre os dias 21 e 24 de janeiro, profissionais realizarão rodas de conversa com pacientes atendidos nas unidades da rede municipal de saúde mental – CAPS Infantil, CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas, além das Residências Terapêuticas. Os debates ampliarão o conhecimento dos participantes sobre o que são os transtornos mentais, de que modo são tratados e como é possível preveni-los.
No dia 23, quarta-feira, usuários da rede de atendimento, familiares e profissionais participarão de mobilização para chamar a atenção para o tema. O grupo caminhará da unidade do CAPS Adulto, na região central da cidade, até a altura do Jardim Panorama – em circuito da Avenida Prefeito Valdírio Prisco.
No dia 25, das 9h às 12h, todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal estarão mobilizadas para orientar os moradores sobre o que são os transtornos mentais, bem como para divulgar os serviços gratuitos disponíveis pela Prefeitura.
“É muito importante estarmos todos mobilizados, profissionais, gestores da saúde e toda a sociedade, em torno de um tema tão importante que é a saúde mental. Ainda existem muitas dúvidas, mitos e preconceitos sobre doenças que afetam milhares de pessoas, e que muitas vezes passam despercebidos, como é o caso da depressão. Disseminar conhecimento, apresentando os serviços disponíveis em nossa rede, e promover o bem-estar são ações indispensáveis para garantir mais qualidade de vida às pessoas”, avaliou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.
A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires conta com cerca de 4,5 mil pacientes que frequentam os Centros de Atenção Psicossocial da cidade, além dos moradores atendidos em Residências Terapêuticas.