Educação SP se mobiliza para a Semana Nacional do Trânsito
Conscientização por um trânsito mais seguro será o foco das ações realizadas pelas escolas estaduais a partir desta quarta
- Data: 18/09/2019 11:09
- Alterado: 18/09/2019 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Mother and son are on a pedestrian crossing in the city
Crédito:Depositphotos
As mais de 5 mil escolas da rede estadual estarão envolvidas a partir desta quarta-feira (18) em ações focadas na educação pelo trânsito para diminuição dos acidentes e conscientização por um trânsito mais seguro. Para isso, alunos e professores desenvolverão atividades e também reforçarão as ações por meio do Projeto Via Escola. As iniciativas integram as mais de mil ações promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado na Semana Nacional do Trânsito.
Por meio do Projeto Via Escola, em parceria com o Detran SP, as escolas já trabalham a temática do trânsito em sala de aula visando desenvolver conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito, para que as crianças, jovens e adolescentes levem esse conhecimento aos pais e responsáveis e multipliquem as ações.
A proposta é para que as escolas realizem e registrem durante toda a semana ações de conscientização com cartazes, fotos e frases de impacto. As melhores produções vão compor a “I Mostra Virtual do Projeto Via Escola” que ocorrerá em outubro. Mais informações podem ser obtidas neste link: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br
Durante a semana também acontecerão diversas atividades com foco na educação pelo trânsito como na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, na Zona Norte de São Paulo, que nesta quarta-feira (18), a partir das 9h, realizará um desfile no entorno da unidade com panfletagem para a comunidade, além de apresentações dos alunos sobre o trânsito e o meio ambiente. Essa iniciativa é realizada em parceria com a Arteris. Já na próxima semana estão programadas mais visitas de alunos ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, na Lapa, para conscientizá-los sobre os perigos e impactos dos acidentes.
Sobre o programa Respeito à Vida
O programa do Governo do Estado de São Paulo atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo, envolve também as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.
Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.