Em Mauá projetos sociais resgataram a importância do rio Tamanduateí
Estação de Tratamento de Esgoto recebeu quase 2.000 visitantes ao longo do ano
- Data: 19/12/2019 17:12
- Alterado: 19/12/2019 17:12
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito:Divulgação
Visando levar conhecimento e demonstrar a importância dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade, a concessionária também investiu em 2019 em ações sociais como principal meio de proporcionar integração da população local à estação de tratamento de esgoto, estimulando o conhecimento teórico e a educação ambiental.
Como destaque, a Concessionária promoveu ao longo do ano o Programa Portas Abertas que proporcionou quase 2 mil visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, monitoramentos mensais da qualidade da água do córrego Bocaina e do rio Tamanduateí e criou o novo projeto “Azulejando”.
O programa Portas Abertas e os monitoramentos dos cursos d´água foram realizados em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente do município. Para as visitas do programa Portas Abertas os grupos são formados, em grande maioria, por crianças das escolas municipais que vêm em excursões escolares. Porém ao longo do ano também foram realizadas visitas de estudantes da rede estadual pública e particular, moradores da cidade, membros de associações e instituições beneficentes da cidade e os mais diversos representantes da sociedade local.
Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, basta solicitar o agendamento pelo site http://www.brkambiental.com.br, telefones 0800 771 0001 e 4577-9580 ou via e e-mail: [email protected].
Monitoramentos mensais de córregos e do rio Tamanduateí despertam o interesse da comunidade sobre os cursos d’água presentes na cidade:
Em Mauá ao longo de 2019 monitoramentos mensais da qualidade da água do rio Tamanduateí foram realizados por alunos de escolas municipais e estaduais de Mauá que coletaram amostras em quatro pontos do município: próximo à nascente no Parque da Gruta Santa Luzia; na Avenida Brás Cubas – onde passa o córrego Bocaina; contribuinte do Rio Tamanduateí, em trecho do rio que corta a Vila América; e em trecho do rio no bairro Capuava, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.
Após o monitoramento mensal é possível classificar o corpo d’água como qualidade péssima, ruim, aceitável, boa e ótima. Durante as análises os pontos de monitoramento se tornaram um instrumento de sensibilização e engajamento social, recebendo ações como plantios de mudas nativas com o objetivo de recompor a mata ciliar e a participação de professores de matemática que realizaram com os alunos medições da largura dos cursos d´água utilizando a semelhança de triângulos e criando vínculo com o córrego.
Projeto Azulejando estimula a imaginação e a criatividade:
Ainda este ano, a BRK Ambiental realizou o projeto Azulejando que teve como objetivo criar um elo entre moradores, Associações e Instituições do Município que não possuíam condições ou estrutura para se deslocar até a Estação de Tratamento de Esgoto, conhecer o processo e realizar a visita.
Sendo assim, funcionários da Concessionária vão até eles, realizam uma apresentação institucional e no final propõem uma atividade com a pintura de um azulejo, estimulando a imaginação e a criatividade para desenhos que representem o serviço de coleta e tratamento de esgoto, assim como as questões de Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Durante a atividade do projeto são distribuídos azulejos brancos nas medidas 20×20, tintas e pincéis para que os participantes façam seus desenhos e assinem sua obra.
Todas as artes desenvolvidas serão fixadas nos Biorreatores (tanques da Estação de Tratamento de Esgoto), criando um grande mural, e funcionando como um cartão de visita para o Programa Portas Abertas.