Ribeirão Pires promove encerramento da Oficina de Libras em 2018
Formação ofertada aos educadores teve carga horária de 30 horas. Para o próximo ano, está prevista a ampliação de vagas.
- Data: 18/12/2018 10:12
- Alterado: 18/12/2018 10:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:PMETRP
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, encerrou na última sexta-feira, dia 14 de dezembro, a oficina de Libras oferecida gratuitamente aos professores da rede municipal de ensino. O objetivo da formação é incentivar docentes a utilizarem, no ambiente escolar ou em situações cotidianas, a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Neste semestre, foram ofertadas 33 vagas para professores, uma por unidade escolar municipal. A oficina foi ministrada pela professora da rede, Rebeca Henrique Lima, que atua também como intérprete de libras. A formação, que teve duração total de 30 horas, proporcionou vocabulário básico para a interação com os surdos.
“Para o próximo ano, está prevista a ampliação de vagas. A ideia é que esses profissionais estejam aptos a atuarem junto às pessoas com deficiência auditiva, resultando na quebra de preconceitos e na inclusão no ambiente escolar”, afirmou a secretária de Educação, Flávia Banwart.
Para possibilitar ainda mais integração, a equipe da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação apresentou em libras a canção “Pra ser feliz”, do cantor Daniel.
A professora Celina Medeiros Caetano disse que a qualificação tem contribuído em sua vida profissional e pessoal. “Tenho perda auditiva e alguns familiares surdos. A oportunidade de participar da oficina foi uma realização importante, para que eu possa contribuir para uma sociedade mais justa”.