Confira os destaques do 8º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

Com o tema "Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade", evento terá atividades gratuitas em 50 pontos da zona leste de São Paulo, de 8 a 10 de novembro

  • Data: 06/11/2017 12:11
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDI Comunicação Corporativa
Confira os destaques do 8º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

Com o tema "Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade"

Crédito:divulgação

Você está em:

A presença de autores negros e suas produções na literatura brasileira estão no centro do debate do 8º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, que será realizado de 8 a 10 de novembro. Intervenções artísticas, contação de histórias, saraus, conversas com autores, cortejos literários, venda e troca de livros, além de oficinas de criação das tradicionais bonecas Abayomi – feitas com nós de retalhos de tecido, sem cola e sem costura -, estão entre as atividades desta edição. Com mais de 180 horas de programação e mais de 150 atividades distribuídas em 50 pontos de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, o Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, com parceria estratégica da Prefeitura de São Paulo, da Universidade Cruzeiro do Sul e do Museu Afro Brasil, apoio cultural do Sesc, patrocínio do Itaú BBA e realização da Fundação Tide Setubal.

“Por meio da literatura, o Festival permite a chegada de temas importantes e pouco explorados no território, incentivando um exercício de escuta das diferentes vozes que compõem a sociedade, principalmente no ambiente escolar”, sinaliza Inácio Pereira, coordenador da programação cultural da Fundação Tide Setubal. “Promover uma reflexão sobre a representação do negro, como autor e personagem, é um passo fundamental para uma sociedade mais democrática”.

Confira a seguir 15 sugestões pinçadas da programação do Festival do Livro e da Literatura:

1 Ocupação Feira Preta Afroliterária

A ação dará início ao calendário especial preparado pelo Instituto Feira Preta, em comemoração ao mês da Consciência Negra nos territórios. Nos três dias de evento, mais de 20 afroempreendedores irão expor e vender moda e artesanato na Feira Preta Pátio Unicsul. Editoras, autoras e autores que trabalham com a literatura afro-brasileira divulgarão suas obras e, a cada dia, haverá um encontro diferente nos Painéis Feira Preta, que convidarão o público a refletir sobre temas ligados à literatura afro-brasileira.

Onde/Quando:

Feira Preta Pátio Unicsul – Nos três dias de evento, no pátio da Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 225

Feira Preta Literatura – Nos três dias de evento, das 9h às 21h, na Feira de Livros da Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul

2 Painéis Feira Preta: 40 Anos do Quilombhoje – Construção de uma Trajetória em Promoção da Literatura Negra Brasileira

Como uma celebração pelo 40º aniversário do grupo paulistano Quilombhoje, que possui rica atuação voltada para a área editorial e de promoção da cultura negra, o painel propõe um encontro de histórias, autores, leitores e incentivadores da literatura negra. Painelistas: Luiz Silva (Cuti), um dos fundadores do Quilombhoje Literatura e da série Cadernos Negros; Esmeralda Ribeiro editora da série Cadernos Negros há 20 anos; Márcio Barbosa coordenador do Quilombhoje, e Raquel Garcia que participou do Cadernos Negros. Mediação: Bruno Gabiru.

Onde: Pátio da Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 225

Quando: Dia 8, das 9h30 às 11h

3 Painéis Feira Preta: Bate-Papo de Jornalistas – Por uma Comunicação Preta

Diferentes profissionais debaterão a importância de uma comunicação voltada às questões étnico-raciais. Painelistas: Pedro Borges, jornalista e cofundador do portal Alma Preta; Pedro Henrique Cortes (PH Côrtes), youtuber e criador da série “Meus Heróis Negros Brasileiros”; Juliana Gonçalves, jornalista e uma das articuladoras da Marcha das Mulheres Negras; José Nabor Jr., jornalista e fotógrafo do projeto “O Menelick 2° Ato – Afrobrasilidades & Afins”; e Oswaldo Faustino, jornalista, escritor e estudioso de relações étnico-raciais. Mediação: Claudia Alexandre.

Onde: Pátio da Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 225

Quando: Dia 9, das 9h30 às 11h

4 Painéis Feira Preta: Por uma Educação Infantil mais Inclusiva

Escritoras e educadoras refletirão sobre os avanços no campo da inclusão da diversidade racial nas escolas. Painelistas: Cida Bento, gestora da ONG CEERT; Luciana Bento, socióloga e educadora e editora na empresa Ciclo Contínuo Editorial; e Jaciana Melquiades, sócia-fundadora do Era uma Vez o Mundo. Mediação: Clélia Virginia Rosa.

Onde: Pátio da Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 225

Quando: Dia 10, das 9h30 às 11h

5 Conversa com Autor(a) – O Corpo: da Literatura à Psique

Convidados farão uma reflexão sobre os impactos negativos da invisibilidade do negro na literatura – como autor e como personagem – e os caminhos traçados por autores negros na busca de garantir mais pluralidade e diversidade às narrativas. Participarão do debate os autores Ana Maria Gonçalves, ganhadora do prêmio Casa de Las Americas em 2007, com o romance Um defeito de cor; Luiz da Silva (Cuti), criador do jornal literário Jornegro e da série de antologias Cadernos Negros; e a psicóloga e psicanalista Maria Lúcia da Silva, organizadora do livro O Racismo e o Negro no Brasil: Questões para a Psicanálise.

Onde: Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 93 Quando: Dia 8, às 20h

6 Conversa com Autor(a) – Sujeitos Periféricos: Identidade e Protagonismo

Os autores Débora Garcia, poetisa, produtora cultural e idealizadora do Sarau das Pretas; e Akin Kinte, coautor do livro Punga, e que também participa de outras diversas coletâneas, debaterão a literatura como um instrumento de inclusão dos territórios periféricos e seus personagens como sujeitos narradores e não mais como objetos narrados. Eles serão mediados pelo doutor em letras e professor de literatura brasileira, Valmir de Souza.

Onde: Auditório A1 da Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 225

Quando: Dia 10, às 15h

7 Frutos Literários

São Miguel Paulista amanhecerá respirando literatura com mais esta intervenção. Cerca de quatro mil livros esperarão a colheita da comunidade em diversos pontos do bairro.

Onde: Nos 50 pontos do evento

Quando: Nos três dias de evento

8 Intervenções para crianças e jovens – Praça Morumbizinho

Nos três dias de evento, alunos do curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul promoverão diferentes experiências para crianças e jovens na praça. Em um ambiente lúdico a tenda “Contos Africanos – Árvore da palavra e da vida, múltiplas histórias de duas sementinhas” contará histórias adaptadas do livro “A Semente que Veio da África”, de Heloísa Pires Lima. Já o “Plantão do Festival: Notícias sobre as Letras Pretas” noticiará, em forma de telejornal ao vivo, fatos e curiosidades sobre a vida e a obra de autores negros. Para crianças de 3 a 14 anos, a atividade “O Negro na História Fazendo História” contará com encenação da obra “Elevador a Serviço”, de Cristiane Sobral e uma experiência sensorial com músicas e imagens da cultura africana. Por fim, “Histórias Negras: o que Monteiro Lobato Não Contou sobre Tia Nastácia e Tio Barnabé” promoverá uma releitura do “Sítio do Pica-Pau-Amarelo” a partir das vozes dos personagens Tia Nastácia e Tio Barnabé, que são pouco descritos no decorrer da história principal.

Onde: Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul

Quando: Nos três dias de evento, a partir das 9h

9 Pedalada Literária, com Sarau Letras Pretas

A Biblioteca Interativa do Centro Social Marista Irmão Justino, em parceria com os educadores do projeto Conviver Marista, realizará uma pedalada literária saindo do Centro Social, localizado no bairro de União de Vila Nova, com destino à Praça Morumbizinho. Durante o percurso, haverá parada para a leitura e distribuição de poemas de escritores e escritoras negras para todos os moradores da região. Ao chegar à Praça Morumbizinho, será realizado o Sarau Letras Pretas com os participantes da Pedalada Literária.

Onde: Centro Social Marista Irmão Justino, na Rua Catleia, 50

Quando: Dia 8, das 8h30 às 11h30

10 Sarau dos Refugiados, com Débora Garcia

Este encontro aberto traz realidades, fragmentos artísticos e manifestações das culturas de várias nacionalidades e da vida em refúgio. Participarão do sarau convidados de diversas nacionalidades, como Colômbia, Síria, Haiti, Congo e Palestina, e o grupo Os Escolhidos, formado por refugiados da República Democrática do Congo. A atividade será conduzida pela poetisa Débora Garcia.

Onde: Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul

Quando: Dia 9, das 14h às 15h30

11 Ajeum – o Sabor das Deusas, com Priscila Novaes – Kitanda da Minas

A partir da sua ancestralidade afro-brasileira, Priscila Novaes, cozinheira, pesquisadora, proprietária da Kitanda das Minas, realizará, na Oficina Escola de Culinária Jardim Lapenna – uma iniciativa da Fundação Tide Setubal, o curso Ajeum – o Sabor das Deusas, que contará com a apresentação do livro e a preparação e degustação de iguarias como acarajé, vatapá, cocada de fita e outras. Público: a partir de 16 anos.

Onde: Galpão de Cultura e Cidadania, na Rua da Juruoca, 112

Quando: Dia 8, às 14h

Para participar da atividade, é necessário realizar inscrição prévia no dia 7/11, das 10h às 16h, no Galpão de Cultura e Cidadania. Mais informações no telefone 2030-2537

12 Narrativas Sagradas para a Diversidade, com cortejo do Afoxé Filhos de Kaia

Nesta edição, o Festival complementa a trilogia sobre elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais democrática. Nesse sentido, diante aos ataques à liberdade de expressão, sobretudo, aqueles episódios de violência vividos pelas comunidades de terreiro, lideranças de diferentes comunidades religiosas promoverão um encontro inter-religioso em defesa da liberdade de crença, das religiões de matriz africana e do estado laico.

Onde/Quando: Dia 9 – O cortejo do Afoxé Filhos de Kaia sairá às 19h30 da Casa de Cultura de São Miguel com destino à Praça Morumbizinho

13 Resgate às Memórias e Legado: Conversa com a escritora Esmeralda do Carmo Ortiz e o rapper Jordan Fields

Com base no livro “Por Que Não Dancei”, de Esmeralda Ortiz, a escritora abordará temas como situações de rua, abandono infantil, drogas e superação. Na mesa, também estará o rapper norte-americano Jordan Fields, que abordará as principais semelhanças dos negros periféricos dos Estados Unidos e do Brasil, e contará como aprendeu português sozinho, ouvindo os principais rappers negros brasileiros. Ele finalizará com uma apresentação musical.

Onde: EE Professor Pedro Moreira Matos, na Rua Rafael Zimbardi, 38

Quando: Dia 10, das 19h às 22h

14 Jogo Mancala Awele

Mancala awele é um jogo milenar que requer o raciocínio lógico. Nesta versão do jogo, poderemos descobrir a influência africana no nosso idioma, desvendando o significado de nomes de origem africana. Serão mais de 200 nomes para conhecer. Durante o jogo, haverá distribuição de dicas literárias indicadas pelos alunos e professores da EMEF José Honório Rodrigues.

Onde: EMEF José Honório Rodrigues, na Rua do Pombo Correio, 50

Quando: Dia 9, às 15h

15 Show de Encerramento – Letra Preta – Um Canto Mundo

Com projeto musical inédito, criado especialmente para o Festival do Livro e da Literatura, o espetáculo pretende trazer para todos uma produção que, apesar de habitar a periferia de São Paulo, dialoga com questões amplas, e, por que não dizer, mundiais? Serão musicadas as obras dos poetas Jô Freitas, Débora Garcia, Almir Rosa, Neide Almeida, Andrio Candido, Elizandra Souza, Rafael Carnevalli e Mariana Felix, embalada com canções interpretadas pelos cantores Adriana Moreira, Luedji Luna, Renato Pessoa, Tita Reis, Mariana Per, Gabrielle Rainer, Heloisa de Lima e Veronica Bonfim.

Onde: Anfiteatro da Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul

Quando: Dia 10, às 21h

FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL

Quando: 8, 9 e 10 de novembro, das 9h às 21h

Locais: 50 pontos de São Miguel Paulista e arredores

Programação completa: http://bit.ly/2zfWEjf

Entrada: gratuita e aberta para todos os públicos

Compartilhar:
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação Com o tema "Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade"

  • Data: 06/11/2017 12:11
  • Alterado:15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDI Comunicação Corporativa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados