Biblioteca Olíria de Campos Barros comemora 50 anos
A Biblioteca Municipal Olíria de Campos Barros completou 50 anos e para comemorar a data será realizado o evento “Aniversário da Biblioteca Central: 50 Anos”
- Data: 14/09/2017 09:09
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Acervo Biblioteca Oliria Campos de Barrio
Crédito:divulgação
A Biblioteca Municipal Olíria de Campos Barros completou 50 anos e para comemorar a data será realizado o evento “Aniversário da Biblioteca Central: 50 Anos”, no dia 15 de setembro, com exposição de fotos, apresentação de dança, música e literatura, no Centro Cultual Diadema (CCD), complexo cultural no qual situa-se o acervo.
A exposição fotográfica é composta por 12 fotos antigas que contam a trajetória da biblioteca. A mostra é gratuita, sempre a partir das 14h e vai até o final do mês.
A parte musical ficará por conta do flautista Vanderlei Cesário e da cantora Margarete Barrucci. O repertório será composto por músicas dos anos 60 até os dias atuais, como se fosse uma viagem no tempo, registrando as décadas de existência do espaço de cultura. Haverá também a exibição da Companhia de Dança de Diadema, que mostrará trechos do espetáculo infantojuvenil “A Mão do Meio – Sinfonia Lúdica”, com direção de Ana Bottosso.
Já na área de Literatura, a atração será a participação dos alunos da Oficina de Leitura Dramática, que vão ler poesias de autores diversos.
“Esta comemoração é relevante porque a biblioteca é extremamente importante para a população de Diadema como um todo e cumpre um papel fundamental para a expansão do conhecimento no universo da literatura. Além disso, o nosso compromisso com a literatura vem se mostrando de uma forma prática, pois estamos trabalhando para a aquisição de novos livros e também de novos mobiliários”, afirma o secretário de Cultura, Eduardo Minas.
História
Criada no ano de 1967, a primeira biblioteca pública de Diadema tem o nome de Olíria de Campos Barros em homenagem a mãe de Oscar de Campos Barros. Ligado ao mercado editorial, Oscar tinha uma chácara no bairro Vila Nogueira e passava os finais de semana em Diadema. Quando a sua esposa Olíria faleceu, ele doou livros pertencentes a ela ao município. Desta forma, surgiu a primeira biblioteca da cidade e em sua homenagem o nome de Olíria de Campos Barros foi dado à biblioteca central, como também é conhecida.
Trata-se da maior biblioteca de Diadema e reúne mais de 19.000 livros, entres eles clássicos da literatura nacional e estrangeira. Atualmente a biblioteca recebe, por mês, cerca de 1.000 pessoas.
“Com o objetivo de incentivar a leitura, a biblioteca tem ações como encontro com escritores, lançamentos de livros, saraus, teatralizações, exposições e rodas de leitura, entre outras”, afirma o coordenador da biblioteca Fábio Meschini. Ele ressalta que todas as atividades são gratuitas. Além disso, a Olíria de Campos Barros também realiza oficinas de “Fotografia”, “Leitura Dramática” e de “Criação Literária”.
Para Camila Nolasco da Silva, 19 anos, moradora do bairro Eldorado, a Biblioteca Olíria de Campos Barros é um dos lugares públicos de Diadema que ela mais gosta de frequentar. Prestes a fazer o vestibular, ela quer estudar Direito em uma faculdade pública e revela que vai ao local quase todos os dias para estudar. “Aqui sou muito bem atendida e encontro os livros que preciso para me preparar melhor para as provas”, diz. Ela afirma ainda que a biblioteca central é muito importante para os moradores da cidade e que o incentivo à leitura ajuda a ampliar horizontes e melhorar a vida das pessoas.
Biblioteca Municipal Olíria de Campos Barros – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel 4055-9205. Atende de 2ª a 6ª, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 14h.
Tempo em Diadema para amanhã
16/01
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Diadema
Max: 28°C
Min: 19°C
Chuva em
Diadema
Probabilidade: 93%
Quantidade: 7mm
Ventos em
Diadema
Velocidade: 9km/h