Enel SP realiza 187 ações contra furto de energia na RMSP com 92 prisões
Força-tarefa é organizada pelas equipes de inspeção da empresa, em parceria com a Polícia Civil
- Data: 20/12/2022 13:12
- Alterado: 20/12/2022 13:12
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Crédito:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Furto de energia, o famoso “gato”, é crime, — com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão –, além de trazer outros impactos negativos para os consumidores. Com o objetivo de combater essa prática criminosa, a Enel Distribuição São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, realizou de janeiro a outubro de 2022 mais de 180 ações de fiscalização e retirada de ligações clandestinas, com 92 prisões, em 24 municípios da Grande São Paulo onde a concessionária atua.
“Em 80% dos casos, as ações contra furto de energia realizadas pela Enel São Paulo foram em pequenos comércios de bairro como mercados, padarias e restaurantes. Rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, choque elétrico, interrupções no fornecimento de energia e sobrecarga na rede, são alguns dos riscos de segurança e prejuízos das ligações clandestinas”, afirma Guilherme Dutil, responsável pela área de Perdas da Enel Distribuição São Paulo. “Os desvios não atendem a padrões de fornecimento, podendo prejudicar quem faz o ‘gato’ e quem mora próximo a eles. Além disso, quem interfere na rede para fazer uma ligação clandestina corre sério perigo de vida”, completa o executivo.
Todos pagam a conta
Além de crime, as fraudes e os furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas ‘perdas comerciais’.
Energia Legal
Criado pela Enel Rio em 2019, o projeto Energia Legal Enel chegou ao Ceará, Goiás e São Paulo agora em 2022. Por meio dele, a Enel agrega às atividades de inspeção para regularização de fraudes na medição e retirada de ligações clandestinas, ações educativas e serviços para a população. Com isso, consegue envolver a comunidade e gerar conscientização sobre os perigos e riscos das fraudes e furtos de energia. Além de palestras e dicas de segurança e consumo consciente, também são oferecidos serviços como troca de lâmpadas, cadastro para sorteio de troca de geladeiras, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica para quem é apto, atendimento móvel para parcelamento de dívidas e segunda via de conta.
Em outubro, a última edição da Operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição São Paulo em conjunto com a Polícia Civil, identificou 72 irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residenciais na região do Jabaquara. Foram registradas três ocorrências policiais, com duas prisões em flagrante por furto de energia em uma churrascaria e uma funilaria, e uma abertura de inquérito em um restaurante. A operação realizou 426 inspeções na região de 10 a 14 de outubro.
O site da Enel tem uma área exclusiva para denúncias de fraude. Para saber mais acesse: .