Mostra de Desafios + SUS Diadema premia iniciativas no atendimento
Evento valorizou os trabalhadores da rede municipal pelo esforço envolvido na retomada das atividades pós período da pandemia da covid-19
- Data: 15/12/2022 19:12
- Alterado: 15/12/2022 19:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Igor Andrade / PMD
União foi a palavra chave para profissionais da rede municipal de saúde enfrentar os 80 desafios no atendimento à população, apresentados na cerimônia de premiação da 1ª Mostra de Desafios + SUS Diadema, nesta quinta-feira (15/12), no Teatro Clara Nunes, região central da cidade. O evento marca a exposição dessas iniciativas para superar situações apresentadas, refletir sobre a prática do trabalho desenvolvido e valorizar os trabalhadores pelo esforço na retomada das atividades pós período da pandemia da covid-19.
“Fico muito feliz de ver vocês aqui, mostrando um conjunto de ações muito bem estruturadas em questão do conhecimento, preparo e cuidado. Hoje é uma porta de entrada para essa nova etapa que vocês, como profissionais da saúde, podem desempenhar na relação de ganho de confiança, respeito, identidade e visibilidade social e profissional, com os 460 mil moradores de Diadema”, ressaltou o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, durante a cerimônia de abertura do evento. Filippi ainda lembrou a reestruturação na área da saúde como a instalação e credenciamento de UPA. “Diadema investe 39% do orçamento municipal em Saúde. Vamos habilitar os três pronto-atendimentos nossos para serem UPA, para receber recursos (UPA Paineiras, UPA Central e UPA Eldorado), além do projeto do novo hospital”, afirmou.
A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, apresentou as ações executadas ao longo dos últimos dois anos, entre elas: melhorias em 11 das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo Programa UBS Nota 10, serviço de teleatendimento, retomada de exames e centros cirúrgicos do Quarteirão da Saúde (QS) reformados, comitês de doenças respiratórias e comitê de Saúde da população Negra implantados, contratação de farmacêuticos para todas as UBS com descentralização da dispensação de medicamentos psicotrópicos, nova sede do SAMU e criação do Ambulatório Dia Trans.
“Nós passamos momentos muito difíceis no ano passado e neste. Mas tivemos um resultado muito exitoso. A mostra tem esse objetivo de mostrar o que somos capazes de fazer. Quero agradecer porque o sucesso da Secretaria da Saúde, tenho absoluta convicção, que conseguimos porque cada um de vocês deu o seu melhor no lugar em que estavam”, elogiou Rejane. Para 2023, estão previstos também a conclusão do Programa UBS Nota 10 nas demais unidades, o lançamento do portal Meu SUS Diadema e novas instalações para os CAPS.
Ainda participaram da mesa de abertura a gerente de projetos – Diadema na SPDM/PAIS, Liane de Oliveira Serra Tochetto; a presidente do Conselho Popular de Saúde, Maria Aparecida Flaviano Gomes; e o representante do Conselho Municipal de Saúde do segmento trabalhador, Raimundo Pereira de Souza.