Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis lançam Sambas do absurdo – volume 2

A programação da semana, que encerra a grade de apresentações musicais do Itaú Cultural neste ano, para voltar em janeiro de 2023

  • Data: 07/12/2022 13:12
  • Alterado: 07/12/2022 13:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis lançam Sambas do absurdo – volume 2

Crédito:Reprodução

Você está em:

Encerrando as apresentações musicais deste ano, no dia 8 (quinta-feira) a Sala Itaú Cultural recebe a multi-instrumentista e historiadora Camila Lordy, com o show Som Protagonista. Na sexta-feira, 9, sobe ao palco o pianista carioca Jonathan Ferr, um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro. No sábado, 10, e domingo, 11, Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis dão sequência ao lançamento do novo trabalho, Sambas do absurdo – volume 2. Os espetáculos têm início às 20h, exceto no domingo, às 19h, e são sempre acompanhados por tradução simultânea em libras (exceto o de Jonathan Ferr, por ser instrumental) . Os ingressos já estão disponíveis na plataforma INTI.

Lançamento

Passados cinco anos do lançamento do Sambas do Absurdo – inspirado no livro de Albert Camus, O Mito de Sísifo –, o novo trabalho de Campos, Juçara e Gui, traz músicas cujo tema central passeia sobre novos cenários e personagens. As oito composições que compõem este volume são assinadas por Campos, algumas em parceria com Nuno Ramos e Romulo Fróes. Na mesma ordem do disco, as músicas apresentadas no Itaú Cultural são: Um minuto, Sé, Na memória vida outra, Olhos grandes, Grão, Carlão morreu, Faca e Ladeira. Este show dá sequência ao lançamento do álbum, iniciado em outubro com uma apresentação no Sesc Pompéia.

Camila

Som Protagonista, de Camila Lordy, foi lançado de modo remoto, no período de isolamento devido à pandemia de Covid 19. O álbum  marca a estreia solo da artista, em uma carreira de mais de 20 anos. Na Sala Itaú Cultural, ela é acompanhada por  Pedro Ito, na percussão, Fi Maróstica, no baixo, e Marcelo Monteiro, no sax e flauta. Para criar uma ambiência que transporte o público em uma viagem musical inspirada nos cinco países abordados no projeto – Índia, Grécia, Turquia, Gana e Brasil –, o show entrelaça o repertório do disco com projeções visuais concebidas por Rafael Cerqueira. A imersão sonora e visual conduz o público por narrativas em que o som é o principal personagem da história.

O projeto tem como ponto de partida contos, mitos e lendas do mundo relacionados ao som e ao silêncio. Som Protagonista foi lançado primeiro como livro digital e, posteriormente, com tiragem impressa, para depois tornar-se disco. No show estão as canções Nyambé, Akim, Lua do Islã, Rumi, Orfeu, Pitágoras e Abaris Skywalker, Tansen, Aum, Ñmandú, Amoa hi, A musa Impassível e Danceio.

Ferr

O pianista carioca Jonathan Ferr é um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro – mais precisamente, do urban jazz em uma mescla de elementos do jazz, hip hop, R&B e outros estilos de música urbana. O show que ele realiza no IC é uma performance de piano solo em que apresenta as músicas de seu mais recente álbum Cura, o mais pessoal do artista e incluído em diversas listas de melhores lançamentos de 2021.

O conceito de “música-medicina”, que dá o tom do álbum, tem relação com a música espiritualista, e surge no álbum  da crença do artista de que a música é um elemento de acalentamento da alma em busca de ser curada. São oito faixas com composições como Nascimento, Choro, Sensível, Chuva, Amor, Felicidade, Caminho. Ele foi lançado junto de uma webserie cuja narrativa retrata um casal em processo contínuo de busca pela cura entre os dramas da vida cotidiana. Antes de Cura, o pianista de Madureira lançou em 2019 Trilogia do Amor.

SERVIÇO:

Som Protagonista

Dia 8 de dezembro (quinta-feira, às 20h)

Sala Itaú Cultural

Capacidade: 224 lugares

Entrada gratuita

Classificação: livre

Jonathan Ferr

Dia 9 de dezembro (sexta-feira, às 20h)

Sala Itaú Cultural

Capacidade: 224 lugares

Entrada gratuita

Classificação: livre

Sambas do Absurdo

Dias 10 e 11 de dezembro (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)

Sala Itaú Cultural

Capacidade: 224 lugares

Entrada gratuita

Classificação: livre

Compartilhar:

  • Data: 07/12/2022 01:12
  • Alterado:07/12/2022 13:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados