EMTU realiza Campanha do Laço Branco no Terminal Jabaquara
As voluntárias do BQM vão coordenar rodas de conversa com o público feminino sobre masculinidade, comportamentos machistas nas relações e formas de denunciar agressões
- Data: 06/12/2022 08:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Terminal Jabaquara
Crédito:Reprodução
Em parceria com a associação Bem Querer Mulher, a EMTU programou para esta terça-feira (06), no Terminal Metropolitano Jabaquara, uma ação ligada à campanha Laço Branco com o objetivo de sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Nessa data é celebrado o dia do Laço Branco, que marca a Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebração que integra o calendário da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra o sexo feminino.
As voluntárias do BQM vão coordenar rodas de conversa com o público feminino sobre masculinidade, comportamentos machistas nas relações e formas de denunciar agressões. Além disso, haverá encaminhamento a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista, onde as mulheres passarão por avaliações psicológicas e receberão orientações jurídicas, entre outras iniciativas de ajuda.
De acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Brasil contabilizou mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres no primeiro semestre de 2022.
Laço Branco – A data de 10 de dezembro lembra o Massacre de Montreal, no Canadá, ocorrido em 1989, quando um homem matou 19 mulheres com a justificativa de odiar feministas. O laço branco foi escolhido como símbolo da ação de prevenção ao machismo e à violência que ele pode causar.