Troféu Raça Negra homenageia mulheres que contribuem para a inclusão do negro
Premiação organizada pela ONG Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares ocorre em 21 de novembro, com patrocínio da farmacêutica EMS
- Data: 20/11/2022 10:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: EMS
20ª edição do Troféu Raça Negra
Crédito:Divulgação
A Sala São Paulo será palco da 20ª edição do Troféu Raça Negra, mais importante evento do país para a promoção da igualdade racial. Criada e organizada pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, a cerimônia de 2022 homenageará 20 mulheres que contribuem para a inclusão do negro no Brasil e no mundo, entre elas, Graça Machel, ativista e viúva de Nelson Mandela. A direção do evento será feita pelo cantor, compositor e produtor Simoninha, e a direção geral é assinada pelo produtor artístico Eduardo Acaiabe. O Troféu Raça Negra conta com o patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil.
“É uma honra poder apoiar mais uma vez este projeto, que tem o propósito de destacar personalidades negras e não negras que contribuem para a luta contra o racismo. É uma alegria ainda maior ver que essa premiação chega em sua vigésima edição com a valorização da mulher nesse processo. A EMS entende a importância do debate e de iniciativas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade e às diferenças”, ressalta Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.
A premiação, fechada para convidados, terá a entrega de estatuetas douradas para as agraciadas e contará com apresentações artísticas e musicais, com companhia de dança, além de apresentações de cantores renomados.
A primeira edição do Troféu ocorreu no ano 2000 e, depois, em 2004, na comemoração do 450º aniversário da capital paulista. A partir de então, o evento se tornou anual. Em 2008, entrou oficialmente para o calendário da cidade de São Paulo com o objetivo de reconhecer e enaltecer pessoas que contribuem em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho, perseverança e exemplo público na construção de uma sociedade mais plural.
Ao longo dos anos, o Troféu foi concedido a personalidades como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr., Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Preta Gil, Ludmila e Jonathan Azevedo.
Mais informações: www.trofeuracanegra.com.br.